ONU suspende Rússia; acordo com Ucrânia está mais distante

286
Donetsk, Ucrânia (Foto: Victor/Xinhua)
Donetsk, Ucrânia (Foto: Victor/Xinhua)

A Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que permite que a Assembleia suspenda a participação da Federação Russa no Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra. O projeto obteve 93 votos “sim” e 24 votos “não” da Assembleia Geral de 193 membros; 58 países se abstiveram, entre eles o Brasil; 18 países não participaram da votação. Entre os que votaram contra, está a China.

A resolução expressa “grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia”, particularmente com relatos de abusos de direitos pela Rússia.

Depois que a Ucrânia acusou as tropas russas de “matar centenas de civis” nas ruas do subúrbio de Bucha, em Kiev, os Estados Unidos pediram a suspensão da Rússia, que negou ter atacado civis.

Também nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o projeto de acordo apresentado pela Ucrânia no dia anterior demonstrou uma mudança nas posições de negociação de Kiev.

Espaço Publicitáriocnseg

“Ontem [quarta-feira], o lado ucraniano apresentou seu rascunho de acordo à equipe de negociação. Ele mostrou um afastamento das principais disposições apresentadas na reunião em Istambul em 29 de março”, disse o Ministério das Relações Exteriores russo em comunicado citando Lavrov, informa a agência de notícias Xinhua.

Segundo o ministro, o documento anterior afirmava claramente que as garantias de segurança da Ucrânia não se aplicariam à Crimeia e Sebastopol, mas esse princípio estava ausente no projeto revisado. Lavrov acrescentou que Moscou, no entanto, continuará o processo de negociação para promover seu acordo, que inclua as principais demandas do país. Página

Leia também:

Senadores brasileiros acusam Otan de colocar pressão sobre a Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui