A produção de petróleo do Brasil registrou queda de 147 mil barris por dia (bpd) em março deste ano em relação a fevereiro, para uma média de 3,1 milhões de bpd, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). No relatório mensal publicado nesta quinta-feira, a Opep aponta expectativa de crescimento da produção brasileira, com aumento em alguns campos. Porém, ressalta que a exploração em plataformas offshore deve causar algumas interrupções.
Segundo a Agência Brasil, o documento cita o Brasil como um dos principais impulsionadores da oferta de combustíveis líquidos em 2022, ao lado dos EUA, da Rússia, do Canadá, da Guiana e da China. As maiores quedas na produção foram registradas na Noruega e na Tailândia. Em relação a este ano, a Opep avalia o investimento de capital para exploração de petróleo e gás brasileiros deve ter alta de 15% na comparação com 2022.
No relatório, a Opep mantém crescimento de 2,6% do Produto Interno Bruto global em 2023, assim como as estimativas para os EUA, em 1,2%; e Zona do Euro, em 0,8%. Com relação à China, a projeção é maior, de 5,2% em 2023. De acordo com o documento, a economia do Brasil deve crescer 1% em 2023, com recuo depois do avanço de 2,9% no ano anterior.
Leia também: