A Hurst Capital, maior ecossistema de ativos alternativos da América Latina, disponibiliza em sua plataforma uma opção de investimento com retorno de 32,73% no cenário base. Batizada de “Consignado Público II”, a operação é realizada em parceria com a gestora Bertha Capital, que administra R$ 600 milhões em recursos e é originada pela fintech Consignei Cred Tecnologia. O aporte mínimo é de R$ 10 mil, com o prazo da operação de 36 meses.
O crédito consignado público é uma modalidade de empréstimo voltada para servidores públicos, com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento por entidades públicas, como governo federal, estados, municípios, autarquias ou forças armadas. Diferentemente do consignado privado, a fonte pagadora é uma instituição pública, o que aumenta a segurança da operação.
Outro ponto a ser considerado pelo investidor envolve as taxas muito competitivas. Operado por 78 instituições financeiras, o consignado público oferece taxas médias entre 1,25% e 2,5% ao mês, conforme dados do mercado, proporcionando retornos atrativos. Além disso, a legislação permite comprometer de 35% a no máximo 45% do salário líquido, dependendo da entidade, garantindo equilíbrio financeiro ao tomador. Essa margem consignável limitada é uma forma de evitar o alto comprometimento da renda, o que poderia resultar em inadimplência.
“É uma operação muito atraente, não só pelo retorno de 32,73% ao ano, mas também porque pela natureza do crédito consignado público, o risco de pagamento pertence à administração pública. Por fim, o Fundo em questão iniciou suas operações em maio de 2024 e, segundo os dados da Bertha Capital, até agora não apresentou nenhuma inadimplência. Além disso, o fundo foi capaz de alocar as suas disponibilidades, com uma vazão estimada de R$ 5 milhões/mês”, explica Arthur Farache, CEO da Hurst Capital.
De acordo com dados disponibilizados pela plataforma da Hurst, 97% da carteira do Fundo atualmente consiste em créditos oriundos de empréstimos tomados por servidores estaduais de Pernambuco, por meio da associação ABBRA. Os créditos remanescentes advêm de empréstimos tomados por servidores do Estado de São Paulo por meio da SPCred. Além disso, a Consignei pretende originar crédito para servidores públicos estaduais de Santa Catarina, Amapá e Bahia, assim como servidores municipais de Salvador e Olinda (PE), entre outros entes federativos.
Uma informação importante aos investidores é que existem três categorias de servidores públicos: concursados, comissionados e temporários. Dessas, a primeira é o foco do fundo, pois consiste de servidores carreiristas que ingressaram via concurso público e costumam apresentar a mais baixa rotatividade.
“Quando um concursado ingressa na administração pública, há um período de até 3 anos de estágio probatório, em que sua performance e adequação à gestão é testada, e, portanto, sua estabilidade é menor. Com isso em vista, a carteira do Fundo abrange apenas os servidores concursados que já concluíram o estágio probatório, conforme regulamento do Fundo”, afirma Farache.
É muito difícil um servidor público concursado que já passou pelo estágio probatório ser demitido. Para que isso ocorra é necessário antes instalar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o que pode levar meses. De um total de 572 mil servidores públicos federais ao final de 2023, apenas 432 foram demitidos, isto é 0,08%, e quando somados os desligamentos voluntários, totaliza apenas 0,91%, conforme dados do PEP do governo federal. “Resumindo, é raro um servidor público deixar de pagar suas obrigações por causa de desemprego. Isso aumenta muito a segurança da operação”.
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