Operadoras e prestadores de saúde discutiram temas no Encontro ANS

SEG NOTÍCIAS - 4.10: Evento registrou mais de mil presenças nos três dias; cerca de 180 atendimentos individualizados foram realizados.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou esta semana, em São Paulo, o Encontro ANS, oportunidade em que reúne os agentes do setor para debater temas relacionados ao mercado de planos de saúde e prestar esclarecimentos sobre questões regulatórias. A atividade é realizada periodicamente, em diferentes regiões do país. O objetivo é levar a operadoras, prestadores e órgãos de defesa do consumidor informações atualizadas sobre as ações e normas estabelecidas pela reguladora e aproximar os entes regulados, aprimorando os serviços ao consumidor e o mercado de maneira geral. Nesta edição, foram registradas mais de mil presenças em três dias de evento e realizados 181 atendimentos individualizados para tirar dúvidas técnicas.

Na abertura, segunda-feira à noite, os diretores da Agência deram as boas-vindas aos cerca de 180 participantes, destacando a relevância da Região Sudeste no mercado de planos de saúde e reforçando a importância do evento. "É a possibilidade de termos contato mais próximo com o setor, sem dúvida um momento enriquecedor e que deve ser aproveitado ao máximo", frisou o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Paulo Rebello.

O diretor de Desenvolvimento Setorial, Rodrigo Aguiar, destacou que é um encontro profícuo e, por ser em São Paulo, especialmente relevante, dada a concentração de beneficiários e operadoras. "Conseguir passar nossa mensagem aqui significa cobrir grande parte do público da reguladora", apontou.

Em seguida, a diretora de Fiscalização, Simone Freire, elencou temas que a área trataria durante o evento, como a Notificação de Notificação Preliminar (NIP). "Teremos diversos servidores da ANS prestando atendimento individualizado durante todo o dia. Aproveitem para tirar dúvidas", recomendou.

O diretor Rogério Scarabel, de Normas e Habilitação dos Produtos, apontou assuntos relevantes que estão em discussão na diretoria e que fazem parte da Agenda Regulatória da ANS e pontuou a importância da participação da sociedade nos debates envolvendo o setor. "Estamos aqui à disposição de vocês para prestar as informações necessárias. Vamos aproveitar também para visitar operadoras, conhecer iniciativas e ver qual contribuição podem dar para melhorias do trabalho de promoção da saúde e prevenção de doenças", disse.

Finalizando a abertura, o diretor-presidente Leandro Fonseca reforçou a relevância desse tipo de evento para o debate dos temas que afetam o mercado regulado. "A ANS tem uma lista de desafios e iniciativas pela frente, explicitada em nossa Agenda Regulatória. São ações importantes e estratégicas e que aqui, neste encontro, teremos chance de aprofundar. É a oportunidade para o setor regulado entender melhor a regulação e se adaptar a ela", destacou.

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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Happy Hour de Negócios O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) promoverá mais uma edição da Happy Hour de Negócios, no dia 8 de outubro, a partir de 18h30, no Circolo Italiano (Avenida Ipiranga, 344, 1º andar, Centro – São Paulo). Desta vez, a diretoria do CCS-SP receberá no evento os executivos do Grupo Tracker, maior empresa de rastreamento e localização de veículos do país.

O vice-presidente comercial do Grupo Tracker, Ronaldo Megda, adianta que apresentará na ocasião o portfólio de produtos da empresa e algumas novidades.

"Os corretores conhecem o Grupo Tracker como uma empresa que mitiga a sinistralidade da sua carteira junto ao mercado. Na happy hour, vamos um pouco além", diz.

Informações e inscrições pelo e-mail: [email protected] ou telefones (11) 3104-0416 e (11) 9-380-0102.

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Mobilidade e seguros De que forma tendências de mercado como conectividade e economia compartilhada vão afetar a mobilidade e quais fatores socioeconômicos e ambientais, como poluição, crime e população, afetam as decisões das pessoas de como se locomover. Essas foram as questões propostas na 2ª edição do HDI Talks, encontro que reuniu diversos profissionais do mercado na última segunda-feira (30), no Distrito Fintech, hub de inovação dedicado aos setores financeiro e de seguros, localizado na cidade de São Paulo.

Fábio Leme, vice-presidente técnico da HDI Seguros, abriu o evento destacando o papel das seguradoras tradicionais de alavancar discussões que colaborem para o desenvolvimento de um mercado ecossistêmico, onde novos modelos de negócios são fundamentais para acompanhar a forma como as pessoas estão se relacionando com produtos e serviços. "Não podemos olhar apenas para a proteção de um automóvel, embora essa proteção vá continuar existindo. Precisamos estar preparados para proteger as pessoas durante suas jornadas de acordo com as formas de mobilidade escolhidas por elas", afirmou.

Na sequência, Hugo Assis, sócio e diretor-executivo da Accenture, comentou que a explosão de novas soluções em mobilidade, que surgem em diferentes modelos de negócios, deve continuar avançando, seguindo cinco tendências mundiais: conectividade, compartilhamento, veículos autônomos, veículos elétricos e pessoas no centro. "Daqui há 5 anos, 95% da frota de veículos terão algum tipo de conectividade, seja com infraestrutura das estradas, com pedestres, com casas ou com outros veículos. Esse é um caminho sem volta", afirmou. Mesmo considerando a adoção mais lenta no Brasil de determinadas tecnologias, é esperado que até 2035 cerca de 25% dos carros circulantes sejam totalmente autônomos.

O aumento das opções de locomoção tem feito com que cada vez as pessoas adotem múltiplos modais, dependendo do local em que se encontram e da infraestrutura disponível, priorizando fatores como conforto, rapidez e segurança. Para Rodrigo Ventura, fundador e CEO da 88 InsurTech, seguradoras e insurtechs devem estabelecer parcerias para desenhar e testar novas soluções rapidamente. "Hoje motoristas de aplicativos não são aceitos por muitas seguradoras. Faltam opções simplificadas que atendam a esse público, talvez num modelo intermitente, que que ligue quando o veículo estiver sendo usado em corridas. Temos como monitorar isso com conectividade", sugeriu.

Rodrigo Del Claro, CEO na Santuu, lembrou que o mercado de seguros vem tendo muitos avanços e que os órgãos regulamentadores estão correndo atrás para normatizar os novos modelos de negócios. "Já tem integração acontecendo, como oferecer bike elétrica ou Uber ao invés de carro reserva e essa é a tendência. O mercado de compartilhados vai crescer, mas não vai acabar com outros mercados e sim complementar. Mobilidade não é um modismo que vai passar, porque aumenta a qualidade de vida e também gera negócios", enfatizou.

Para Ana Luiza Dal Pian, gerente de produtos na HDI Seguros, com a quantidade enorme de dados disponíveis hoje não faz sentido as pessoas não poderem contratar seguros de forma simplificada, usando apenas o CPF, por exemplo. "O corretor é uma figura importante e vai continuar existindo, mas devem haver outras formas de contratação de seguros. Estamos vendo que seguro oferecer e como as pessoas se relacionam com esses serviços. Temos que pensar cada vez mais no seguro da pessoa e não do bem, porque ela pode estar no metrô, na bike ou no carro e precisa estar protegida", ressaltou.

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SEGURO CIDADÃO

Dia das CriançasPara reforçar a importância da comemoração do Dia das Crianças, que existe em vários países – ainda que em datas diferentes – e foi criado como uma forma de ressaltar os direitos da infância, a Jin Jin uniu forças com o Centro Infantil Boldrini numa ação social durante o mês de outubro. A cada compra de um yakissoba nas redes do restaurante de gastronomia asiática, 100% valor será direcionado à instituição, que é especializada em oncologia e hematologia pediátrica, considerada um centro de referência mundial no tratamento de câncer infantil e doenças do sangue. Para esta campanha, a Agência Desafio desenvolveu uma divulgação abrangente via redes sociais.

Também em homenagem à data – reforçando a importância da educação e da leitura -, a partir do dia 1º de outubro, a Brasilprev promoverá uma ação promocional na qual em cada contratação de um plano de previdência júnior, o contratante ganhará um livro personalizado do projeto Dentro da História. Para essa divulgação nacional, a Agência Desafio fará uma campanha em redes sociais, mobiliário urbano, cinema, TV aberta, pay TV e demais mídias.

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ENDOSSANDO

Glossário do seguro Um novo glossário do seguro, criado, desenvolvido e publicado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), está disponível no portal, contribuindo para a ampliar a compreensão dos principais conceitos do setor e das características de seus produtos.

A iniciativa busca disseminar a cultura do seguro entre os mais variados públicos e é relevante em prol da educação em seguros, ação fundamental para empoderar o consumidor e qualificar suas escolhas. "O glossário enquadra-se entre as ações que estão sob o guarda-chuva do Programa de Educação em Seguros. São iniciativas que oferecem conteúdo para incrementar o conhecimento do consumidor, dos órgãos de defesa do consumidor e dos poderes executivo, legislativo e judiciário sobre o setor segurador", assinala com entusiasmo o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, ao chamar a atenção para a relevância do glossário.

A nova publicação digital objetiva contemplar todos os produtos ofertados pelos segmentos de seguros, como os de Danos e Responsabilidades, Coberturas de Pessoas, Saúde Suplementar e Capitalização. Disposto em seções, com amistosa construção gráfica, o glossário detalha as principais características de cada tipo de seguro, as suas coberturas principais e adicionais, os riscos excluídos, amplitude de capitais segurados, formas de contratação etc.

Ao mesmo tempo, a publicação responde às dúvidas mais frequentes dos consumidores, oferecendo um guia prático para auxiliar as suas escolhas. Até agora estão disponíveis sete capítulos, compreendendo os Seguros de Automóveis, Saúde Suplementar, Títulos de Capitalização, Garantia Estendida, Responsabilidade Civil, Transportes e Habitacional.

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Hyundai Copa HB20 A HDI Seguros estará na pista do Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), no próximo final de semana, dias 5 e 6 de outubro. A seguradora é patrocinadora da Hyundai Copa HB20 e endossa o seu apoio à nova categoria do automobilismo brasileiro.

"Temos muito orgulho de receber a competição em nosso estado, especialmente pelo perfil dela, que dá igualdade de condições a todos os competidores", destaca Moacir Abba, Diretor Regional da HDI Seguros no Paraná. "Os pilotos têm a mesma possibilidade de vencer e o conceito por trás disso, que é a prevalência do lado humano sobre a máquina, é algo em que acreditamos", reforça o executivo.

A primeira prova das categorias HB20 Pro e HB20 Super, que compõem a competição, será realizada no sábado (5), enquanto a segunda, ocorre no dia seguinte. O piloto Raphael Abbate é o líder da HB20 Pro, com 103 pontos. Na HB20 Super, a primeira posição está com Luciano Lopes, que acumula 120 pontos.

A competição será transmitida ao vivo pelo canal Band Sports e também pelas redes sociais. O calendário de provas deve acompanhar o da Copa Truck.

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Nova sede A chegada da Bradesco Seguros ao Porto Maravilha já é uma realidade e, com ela, a empresa deixa um legado cultural para a cidade do Rio de Janeiro: um grafite de mil metros quadrados, do artista carioca Mario Brands. A obra foi criada como parte da restauração de um muro, localizado ao lado do novo prédio do grupo, na região do Porto Maravilha, com o objetivo de reforçar o conceito de inovação e modernidade da sede.

"O mais interessante que senti em todo o processo de construção é que a obra veio para quebrar um 'muro que existia na região. Eu quis trazer uma ideia de inovação, atrair curiosidade e mostrar progresso. Esse é o porto que queremos. Um porto aberto e fomentado, com mais de três pessoas da Bradesco Seguros passando diariamente por ali. E ser eleito para transformar essa fachada é, sem dúvida, uma valorização do meu trabalho como artista. Me senti contemplado, não só por mim, mas pelo fomento à arte urbana", comenta Mario Bands.

A primeira versão da obra foi construída há cerca de quatro anos e integrou um projeto que reunia painéis catalogados na região portuária, promovendo um museu ao ar livre em parceria com o movimento ArtRua. Desde então, a pintura sofreu desgaste natural da exposição ao tempo e, em setembro de 2018, a Bradesco Seguros investiu no processo de restauração, trazendo um novo colorido ao painel que integra o terreno de sua nova sede carioca. Ao todo, o trabalho contou com mais de quatro meses de atividades, sendo 45 dias dedicados à execução em si realizada por uma equipe de seis pessoas. Foram usadas 100 latas de tinta spray e 20 galões de tinta, com 18 litros cada.

"A Bradesco Seguros respeitou o meu estilo e lançou o desafio para eu trazer novas cores e ícones que promovessem uma integração com a identidade visual da marca. Foi um desafio muito prazeroso. Gosto de provocar as pessoas e promover sensações. A minha proposta é atrair o olhar do espectador e confundir através das formas. Esse projeto é uma obra viva e pode ser visto de diferentes ângulos. Na esquina, por exemplo, eu incluí uma janela que promove a reflexão de olhar para dentro, de gerar curiosidade para esse novo prédio que vai receber tanta gente, trazendo novas possibilidades. Também levei em consideração os ângulos em que o painel atrai mais olhares, caso do local que fica em frente ao ponto de ônibus por exemplo, e ali incluí mais elementos", revela.

Lançado em julho, o prédio de 20 andares e 37 mil m² recebe mais de três mil funcionários e colaboradores diariamente. A moderna sede conta com certificado internacional de sustentabilidade, ambientes abertos e bem iluminados e é encarada como uma oportunidade de colocar em prática a visão de futuro da companhia. "Um pioneirismo aplicado a uma escolha de negócios ao investir e contribuir para o desenvolvimento do Porto Maravilha, consolidando ainda mais a relação histórica com a Cidade Maravilhosa e a importância dela para a Bradesco Seguros", de acordo com Vinicius Albernaz, presidente da Bradesco Seguros.

"Fico feliz por terem esse olhar sensível. É um trabalho que transcende, que promove o primeiro contato de muita gente com a arte e que provoca sensações. É uma conquista para o cenário do grafite. Fico feliz pelo legado que traz para a cidade", completa Mario Bands.

Comunicador, arte-educador e grafiteiro, Mario Bands tem 34 anos. Nascido e criado na Penha (na Zona Norte do Rio), é graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). Com 20 anos de carreira, suas obras são marcadas pelo intenso uso da geometria e precisão no trabalho com luz, sombras e cores. Utiliza a técnica do grafite para deslocar elementos, confundir e trair o olhar do espectador com a inserção de novas formas. Deu os primeiros passos ainda adolescente quando estudava na escola municipal Clóvis de Monteiro, onde fez seu primeiro curso em grafite. Dali passou a integrar o coletivo Artistas Urbanos e participou de exposições no Sesc, Sesi e Senac. Anos depois passou a dar aulas e a atuar em projetos sociais, como o Raízes em Movimento do Complexo do Alemão, ensinando arte como comunicação, entretenimento e geração de renda. Durante cinco anos também participou de vários cursos de formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, se especializando em arte contemporânea. Atualmente tem oito painéis vivos no estado do Rio de Janeiro, sendo um deles em frente ao AquaRio.

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Jantar dos Cozinheiros Foi durante uma reunião de diretoria, em 1998, que o então presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Sérgio Petzhold, sugeriu reunir todos os segmentos do mercado segurador gaúcho num evento social, um jantar onde diversos cozinheiros convidados fariam pratos especiais para os convidados. Nascia ali o Jantar dos Cozinheiros.

O primeiro aconteceu no ano 1999 e que agora chega aos seus 20 anos, sempre com a presença de corretores de seguros, securitários e prestadores de serviços.

Segundo o presidente Ricardo Pansera, "o Rio Grande do Sul foi pioneiro neste tipo de evento em todo o Brasil. Há 20 anos congregamos o mercado de forma única, mostrando que somos capazes de conviver e compartilhar de momentos agradáveis."

 

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