Operação limpeza

As entidades ligadas à Auditoria Cidadã da Dívida denunciam a criação, na Câmara dos Deputados, de uma Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 467/2010, que elimina o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), cujo artigo 26 prevê a auditoria da dívida pública, interna e externa. Na última quarta-feira, a admissibilidade da PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. “O artigo 26 do ADCT não pode ser abortado antes de ser cumprido”, dizem os membros da Auditoria Cidadã.

Corporativismo
Normalmente generosa nos espaços oferecidos ao diretor estadunidense Oliver Stone, por filmes da importância de Platoon, Nascido em 4 de Julho e Entre o Céu e a Terra, a imprensa tupiniquim tem guardado silêncio estrondoso à obra mais recente de Stone, Ao sul da fronteira. Além de dar voz a governos de países que vivem transformações efervescentes, como Bolívia, Equador e Venezuela, o filme bate forte no preconceito e no trabalho de desinformação da mídia hegemônica de seu país. Teria a imprensa local algum motivo para temer esse tipo de crítica?

Rola a bola
A história completa dos jogos da Copa do Mundo da Fifa e estatísticas das partidas, notícias, comparações e fotos desde o primeiro torneio podem ser vistas em www.footbalistic.com. Os aficionados podem baixar uma barra de ferramentas para busca no navegador Firefox, que permite pesquisar qualquer coisa relacionada a futebol.

Gol contra
A poucos dias da estréia do Brasil na Copa do Mundo, permanecem escassas as manifestações de entusiasmo da torcida canarinho, incluindo as tradicionais decorações das ruas, pelo menos em grandes centros, como Rio e São Paulo. Independentemente do resultado a ser alcançado num torneio tão imprevisível como uma competição eliminatória, a seleção à la Dunga, a exemplo das de seus antecessores mais recentes, corre o risco de se dissociar da identidade nacional. Se isso ocorrer, seguirá o exemplo do desfile das escolas de samba do Rio, cada vez mais reduzido a um espetáculo para estrangeiros e distanciado dos cariocas.

Junta online
Já é possível retirar certidões das empresas registradas na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro pela Internet. Um atalho no site www.jucerja.rj.gov.br permite a qualquer cidadão fazer o requerimento online. As certidões representaram 15,75% do movimento no protocolo nos cinco primeiros meses de 2010, quando já foram emitidas 21.502.

Raposa no galinheiro
Num momento em que cresce a resistência do sistema financeiro mundial a medidas de controle sobre o setor, vem do Conar exemplo emblemático dos efeitos da auto-regulamentação. Depois de anos sem fazer qualquer restrição a comerciais que vinculavam o consumo de bebidas alcóolicas a performance atlética e virilidade, o Conar mantém silêncio ensurdecedor sobre o comercial da Brahma que associa o hábito de beber cerveja a espírito guerreiro – práticas mais antípodas impossível.

Mão única
O Metrô Rio comemora recordes sucessivos no transporte de passageiros. Mas ninguém pensa em reduzir o valor das passagens, por conta da manutenção do “equilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Não está no preço
Dois especialistas corrigem nota publicada nesta coluna quinta-feira (“Já está no preço”) em que um analista do setor de energia afirmava que as termelétricas acionadas recentemente têm contrato que prevêem o pagamento com ou sem fornecimento de energia (take or pay) e assim não iriam onerar ainda mais o consumidor. Acontece que, além de receberem para ficarem paradas, as térmicas ganham um extra quando entram em produção. Com os reservatórios mais cheios este ano que em 2009, a determinação de essas usinas entrarem em operação torna-se ainda mais injustificável – pelo menos do ponto de vista técnico.

Artigo anteriorBomba relógio
Próximo artigoSecando a fonte
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.