A participação do capital estrangeiro na indústria de derivados de soja saltou de 10%, em 1995, para 43%, apenas dois anos depois. No setor de suco de laranja, o aumento foi 10,6% para 24,2% nos oito primeiros meses da década de 90. Os dados constam da dissertação de mestrado da economista Maristela Franco Paes Leme, uma das ganhadoras do Prêmio Santista Juventude deste ano. A pesquisadora adverte que as fusões e aquisições podem aumentar ainda mais o poder do monopólio. “Os órgãos de defesa da concorrência devem estar atentos para evitar que abusos de poder de mercado prejudiquem produtores rurais, pequenas empresas e os próprios consumidores”, defende.
Em baixa
Comentário do professor do Instituto de Economia da UFRJ Cláudio Salm sobre o PIB mexicano, que este ano deve superar o brasileiro, resultando na perda da liderança econômica latino-americana pelo Brasil, como noticiou o MM no fim de semana: “Muito mais importante do que o PIB é a renda per capta e a do México deve estar bem melhor há muito tempo, já que sua população é menor. O Brasil tem PIB maior do que países como Holanda e Dinamarca, mas a população também é infinitamente maior do que a daquelas nações.”
Boa$ jogada$
Em nome da transparência – ungida como palavra da moda – esta coluna sugere a todos os jogadores convocados para a seleção e/ou pretendentes, bem como a seus empresários, que revelem o nome de seus patrocinadores e dos contratos de publicidade já acertados ou engatilhados para serem exibidos durante as Olimpíadas de Sidney. Com certeza, ajudaria o distinto público a entender muito melhor o lobby pró-salvador da pátria.
Prevenção
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), o Movimento de Cidadania pelas Águas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Greenpeace estão preparando um abaixo assinado a ser encaminhado ao Congresso Nacional e ao governo federal solicitando a apreciação, em caráter de urgência urgentíssima, dos projetos de lei sobre moratória para o plantio de transgênicos. Segundo o documento, o objetivo é “permitir que se pesquise exaustivamente os efeitos dos transgênicos para a saúde humana e animal, bem como para o meio ambiente”, e permitir um amplo debate sobre a conveniência da introdução desses plantios. O documento exige ainda a rotulagem de produtos transgênicos, como determina o Código do Consumidor, e a rigorosa fiscalização das importações.
Reconhecimento
No dia 27 de outubro o ministro Octávio Gallotti se aposenta do Supremo Tribunal Federal. Para a sua vaga, o presidente FH tem algumas opções, entre as quais a nomeação de uma mulher, que se tornaria a primeira na história do país a ocupar um lugar no STF, o que lhe permitiria fazer uma média com o eleitorado feminino. As mais cotadas são as juízas Denise Frossard, Ada Pelegrini e Maria Lúcia Vale Figueiredo.
O nome favorito, entretanto, é o do atual advogado geral da União, Gilmar Ferreira Mendes, com extensa folha corrida em defesa da atual política econômica e das medidas provisórias, tão ao gosto de FH. É pule de dez!
Prioridade
Sinopse da execução do Orçamento elaborada pela consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara de Deputados ajuda a entender o crescente desconforto do ministro Pedro Malan com o Plebiscito sobre a Dívida Externa, promovido pela CNBB. Os dados mostram que, entre janeiro e junho, 69,4% de todas as despesas realizadas foram consumidas pelo pagamento de juros e amortização das dívidas interna e externa. Essa conta custou ao país R$ 222,4 bilhões. Desse total, 63,4% foram destinados à amortização das dívidas e 6% a juros e encargos.
Apenas a título de comparação, os gastos em administração e programas sociais receberam apenas R$ 12,5 bilhões do tucanato.