O Banco Mundial espera que o Produto Interno Bruto do Oriente Médio e Norte da África avance 2,7% neste ano. A instituição chama o percentual de crescimento morno e aponta um quadro de expansão fraca, incerteza por causa do conflito no Oriente Médio e endividamento crescente impactando as economias locais. Em 2023, a alta do PIB regional foi de 1,9%.
O banco informa que tal como em 2023, os países importadores e exportadores de petróleo deverão crescer a taxas menos díspares neste ano do que em 2022, quando os preços mais elevados da commodity impactaram positivamente o PIB dos países produtores. No entanto, o crescimento deve desacelerar em todas as nações da região importadoras de petróleo.
O relatório analisa o efeito econômico do conflito na Faixa de Gaza. O Banco Mundial cita uma queda de 86% para o PIB de Gaza no último trimestre do ano passado, recessão e crises na Cisjordânia, mas afirma que o impacto do conflito no restante da região permanece contido, apesar de ter aumentado a incerteza. Na conta da insegurança, o banco coloca os problemas que o transporte marítimo enfrenta ao desviar navios do Mar Vermelho.
Segundo o Banco Mundial, houve um aumento do endividamento na região. O percentual que a dívida representa do PIB cresceu em 23 pontos percentuais entre os anos de 2013 e 2019, e a pandemia de covid-19 piorou a situação. Ela diminuiu a receita dos países, representou mais gastos para os governos e trouxe maior necessidade de financiamento para muitos países. Isso, porém, está fortemente concentrado nas economias importadoras de petróleo da região.
O banco afirma que o desafio para os exportadores de petróleo do Oriente Médio e Norte da África é diversificar receitas dadas as mudanças estruturais nos mercados petrolíferos globais e a crescente procura por fontes renováveis de energia. Já para os importadores, o grande desafio é justamente fazer frente à dívida, que é 50% superior à média global dos mercados emergentes. Para todas as economias da região, o banco pede reformas estruturais.
Agência de Notícias Brasil-Árabe
Leia também:
Toda commodity do centro do Brasil irá para a Ásia via Corredor Bioceânico
Chineses visitam ferrovias que integrarão o Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que ligará à Ásia através do Porto de Chancay
Trump pede saída de Powel do Fed
Por ‘estar atrasado’, ‘se eu quiser ele vai sair rapidinho’
Juiz dos EUA decide que Google monopoliza publicidade digital
Google declarou que recorrerá da decisão e alegou que empresas escolhem sua ferramenta de publicidade digital por ‘ser simples’
Protecionismo dos EUA fortalece o Brics
Ministro da Agricultura expõe força do Brics, que é responsável por 80% da produção de alimentos do mundo em termos de valor
Trump espera chegar a acordo com a UE em menos de 90 dias
Celso Amorim critica negociações bilaterais de Trump e alerta para danos do colapso do sistema multilateral
Banco Central Europeu reduz taxas de juros em 0,25 ponto
Desta vez, o Banco Central Europeu não antecipou novos cortes nos juros, alegando o momento de crescente incerteza