26.4 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

Oriente

Desde 1995, o intercâmbio comercial entre América Latina e Caribe com a China multiplicou-se por 13, de US$ 8,4 bilhões para US$ 100 bilhões em 2007. No ano passado, a China transformou-se no segundo maior parceiro comercial da região, logo atrás dos EUA. Para alguns países da região, como o Chile, por exemplo, a Ásia já é a principal região de destino de suas exportações (35% das exportações chilenas dirigem-se para a Ásia, mais do que para a América do Norte e Europa). No Peru, a porcentagem é de 19%, relata Javier Santiso, diretor e economista-chefe do Centro de Desenvolvimento da OCDE.

Casa de ferreiro
O governo terá muita dificuldade para cobrar das empresas o cumprimento da Lei dos Call Centers, pelo menos se for olhar o próprio umbigo. Nesta quinta, um assinante de telefonia esperou seis minutos pelo atendimento no 133 da Anatel. A regra prevê espera de um minuto; em casos especiais, dois minutos.

Vôo cego
Governadores não são eleitos para defenderem interesses individuais, mas sim os das comunidades que representam. Por isso, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), precisa convocar com urgência um plebiscito dando direito a seus concidadãos a se pronunciarem se compartilham do mesmo fervor dele, Cabral, em relação à privatização do Galeão e, et por cause, sua cruzada para inviabilizar a expansão do número de vôos no Santos Dumont.

Gol contra
Como a principal tese de Cabral para tentar impedir a expansão do Santos Dumont é a concessão do Galeão ao setor privado, deveria explicar se o padrão do aeroporto internacional privatizado vai ter o mesmo nível de qualidade do duopólio privado que domina a aviação no país e cuja permanência é, objetivamente, favorecida pela ação do governador contra o Santos Dumont.

Pergunta – 1
O que as empreiteiras estão achando do fortalecimento do Aeroporto Santos Dumont, e do possível esvaziamento do Galeão?

Pergunta – 2
Por que o governador de um estado forte recebe por três vezes o presidente de uma companhia cujo grosso do investimento será feito no estado vizinho?

Pergunta – 3
Lobista, sim. Gringo?

“Kassimpson”
Efeito da política de “austeridade” do prefeito Gilberto Kassab, milhares de alunos estão sem escolas em São Paulo. A Constituição não só garante como obriga que crianças de sete a 14 anos estejam matriculadas. A Secretaria municipal de Educação limita-se a dizer que fez mais em quatro anos que as outras administrações, em 40. Recorre à lógica de Homer Simpson: “Não fui eu” e “Quando cheguei já estava assim”.

Defesa
“Amazônia – Desenvolvimento Sustentável” é o tema da palestra que o ex-governador do Amapá João Capiberibe, vice-presidente nacional do PSB, fará a convite do Modecon, na próxima segunda-feira, às 17h30, no prédio da ABI (R. Araújo Porto Alegre, 71, Centro, Rio de Janeiro).

Camarada Gouvêa
“O dia em que a esquerda tiver maioria em qualquer comissão nesta Casa será uma revolução. Seria o fim dos problemas.” A profissão de fé sobre o futuro da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro não é do PSOL, mas da vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira. Mulher do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa, Andrea lamenta que, após duas semanas de debates que resultaram na nova composição das comissões permanentes da Casa, “os vereadores que integram a esquerda não conseguiram formar maioria em nenhuma comissão”.

Artigo anteriorFranquia com batom
Próximo artigoBolha
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.