80 anos do João Luiz da Magnífica de Faria

O produtor da cachaça Magnífica de Faria, João Luiz de Faria, figura ilustre do mundo da cachaça completa 80 anos, no próximo domingo, dia 18. Planejava receber amigos e família para festejar a data, como viu em criança seu avô fazer, mas foi impedido pela pandemia. Inconformados, seus filhos arranjaram uma forma criativa de driblar a Covid. A cachaça guardada há anos para a ocasião num barril de carvalho francês será envasada, junto com a Magnífica Reserva Soleira, numa garrafa comemorativa da data, e será enviada a amigos e parceiros. Foi batizada de “Reserva do Patrão”. Uma cachaça especial e única, que foi guardada com carinho para a comemoração e não será comercializada.

Mais do que o presente, o 80º aniversário de João Luiz é um marco para o mundo da cachaça pelo papel que ele desempenhou e ainda desempenha para o setor. Engenheiro mecânico, formado pela UFRJ, a partir de 1994 passou a dedicar-se integralmente à produção de sua cachaça na Fazenda do Anil, situada nos limites dos municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Paty do Alferes, Estado do Rio.

Em 1996, consciente do imenso potencial da cachaça, dedicou-se a trabalhar para a organização do setor, tendo sido uma das principais lideranças do Programa Brasileiro da Cachaça que reuniu grandes e pequenos produtores, instituições ligadas ao setor de bebidas, órgãos do Estado e apreciadores da cachaça de todo o Brasil. Foi também um dos fundadores e primeiro presidente da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça do estado do Rio de Janeiro, Apacerj.

“Era preciso mudar a imagem que os brasileiros tinham da cachaça, era preciso uma campanha de valorização e cobrar do governo políticas de apoio ao setor”, lembra João.

Desde que se lançou no mundo da cachaça, em 1985, definiu como meta produzir uma bebida que se equiparasse aos melhores destilados do mundo. Hoje, a Magnífica de Faria agrada aos paladares mais exigentes e é exportada para diversos países da Europa como o Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Suíça e Suécia, entre outros.

Santa Tereza

Morador antigo de Santa Tereza, é figura conhecida no bairro, onde participa do projeto Santa Tereza de Portas Abertas, montando na garagem de casa o Atelier da Magnífica, ponto de encontro obrigatório de quem visita os ateliês.

No carnaval de 2020 foi homenageado pelo Bloco “Badalo de Santa Teresa”, que teve como enredo “A Magnífica cachaça do João”, que arrastou uma multidão pelas ruas.

Artigos Relacionados

Filmes Zana e Trópico Fantasma entram no catálogo da Supo Mungam Plus

Na rede social Letterboxd, focada em filmes, é possível seguir a plataforma através da conta Supo Mungam Plus ou no link: https://letterboxd.com/supomungamplus.

Espírito de Chá lança kits inspirados no Rio

Empresa montou kits com os blends Mar, Montanha, Floresta e Cidade.

Invólucro 100% vegano para os embutidos já é realidade

Frigozan lança tripa para fabricação de embutidos à base de vegetais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.