Recentemente, esta coluna falou dos críticos contumazes da China, lembrando que erram previsões e em seguida… fazem novas projeções. O jornal China Daily, do PCCh, colocou em números o que a nota mencionou.
De agosto de 2023 ao início de 2024, o Wall Street Journal publicou mais de 160 artigos falando mal da economia chinesa, incluindo manchetes como “O mundo está prestes a sofrer outro choque chinês”, “O boom de 40 anos da China acabou. O que vem a seguir?” e “A situação econômica da China é tão grave como a do Japão? Pode ser pior”.
Aliás, não são somente os financistas que erram. Este colunista lembra de Maria da Conceição Tavares, uma das maiores economistas do Brasil, falando num seminário que a economia da China crescia de forma rápida há uns 20 anos, e queria ver se o ritmo se manteria por outros 20. Isso ocorreu mais ou menos no início dos anos 2000, e Conceição teve chance de ver o que duvidava.
Justiça robotizada
O projeto Robôs Judiciários (RJs), que funciona desde 2021 nos tribunais trabalhistas brasileiros, já economizou 80 mil horas de atividade humana, informou o juiz e secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Bráulio Gusmão, durante o evento Inteligência Artificial nos Tribunais, promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
“Cada um dos robôs funciona tirando dos servidores atividades repetitivas, aquelas que são rotineiras e não exigem tomada de decisão complexa”, explicou o magistrado.
Otimismo com o Brasil
Os comandantes das empresas no setor de Energia, Serviços de Utilidade Pública e Recursos Naturais (EU&R) no Brasil confiam mais nas perspectivas de crescimento do País do que na expansão da economia global, segundo recorte setorial da 27ª edição da Global CEO Survey, da consultoria e auditoria PwC.
O índice de otimismo dos executivos sobre o crescimento da economia nacional é de 61%. Em relação ao mundo, apenas 32% dos CEOs de EU&R no Brasil acreditam em crescimento; 45% dos executivos do setor preveem uma desaceleração global.
As 3 principais ameaças citadas para o setor EU&R no mundo são: instabilidade macroeconômica e inflação (42%), mudanças climáticas (39%) e riscos cibernéticos e conflitos geopolíticos. Desigualdade social vem num modesto 5º lugar, com apenas 10% das citações.
Rápidas
As inscrições para o “Simpósio Temático 25: Militares na História: Complexidades Históricas, Acontecimentos, Pesquisas e Ensino Sobre os Militares na História”, do GT de História Militar da ANPUH, já estão abertas. O evento ocorrerá de 8 a 12 de julho, em Duque de Caxias (RJ). Informações aqui *** A Assintecal promove, em setembro, a participação de empresas brasileiras na maior feira de couro e calçados do mundo, a All China Leather, junto com uma missão em polos produtivos chineses *** O Instituto Proa abriu 35 mil vagas de seu curso online profissionalizante para jovens de 17 a 22 anos. Inscrições até 14 de abril *** A Legião da Boa Vontade, por meio de sua campanha LBV – SOS Calamidades, abriu postos de arrecadação para receber donativos em auxílio às vítimas das fortes tempestades em Petrópolis (RJ) e no Espírito Santo. Veja onde doar.