Pesquisa do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), divulgada no II FSM, evidencia o grau de concentração do setor de comunicações no Brasil. Apenas seis redes privadas nacionais controlam 668 veículos, dominando um mercado de US$ 3 bilhões. A Rede Globo tem o maior número de empresas afiliadas. Segundo o Epcom, 40,6% de todas rádios, TVs e jornais do país estão sob o controle global. Noventa e dois por cento dos grupos afiliados das seis redes atuam somente em um estado e 74,7% delas possuem apenas emissoras de rádio e TV.
Aplausos jovens
Num auditório pequeno para o número de interessados em ouvi-la, a professora de economia Maria da Conceição Tavares, em Porto Alegre, no II Fórum Social Mundial, exortou os jovens a participar das transformações do país, mas advertiu, após longos aplausos: “Não adianta me aplaudir dos 17 aos 20 anos e depois me ofender dos 30 aos 40. A luta é absolutamente permanente. A paz, democracia e justiça social só acontecerão com a união. Temos que dar uma guinada na esquerda deste país”.
Os países de terceiro mundo, segundo ela, devem buscar uma alternativa para conseguirem a independência econômica. “Não me perguntem qual é a receita, eu apenas estou dando meu depoimento como militante intelectual da esquerda que sempre lutou. Não vou parar de marchar até a hora de morrer”, exclamou a economista.
Petróleo é nosso
O vereador carioca e ex-deputado federal Ricardo Maranhão (PSB-RJ) era um dos parlamentares mais atuantes no Fórum de Parlamentares, ocorrido paralelamente ao II FSM. Maranhão distribuiu pessoalmente cópias de seus textos, sobretudo em defesa da Petrobras, muitos deles publicados no MONITOR MERCANTIL.
Pechincha
O economista do Dieese e membro do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL Ademar Mineiro avalia que a intenção da Petrobras de comprar ativos da concordatária Enron no Brasil poderá ser um bom negócio para estatal brasileira. Mas advertiu que tudo dependerá das negociações e as condições de pagamento. “A Petrobras é uma empresa de petróleo e a Enron de energia. A estatal quer diversificar sua atuação e a Enron precisa se desfazer de seus ativos e de forma barata. Para se ter um bom negócio, é preciso ver quais serão as condições de compra”.
Leite no café
Se a segurança pública se confirmar como um dos carros-chefe da campanha eleitoral deste ano, o governador Itamar Franco larga na frente do seu colega de São Paulo, Geraldo Alckmin. Enquanto a polícia mineira, em apenas dez dias, prendeu os executores e o mandante do assassinato do promotor Francisco José Lins do Rego Santos, a polícia de São Paulo continua patinando na solução do caso do prefeito Celso Daniel e, no seqüestro de Washington Olivetto, o cárcere no qual ele era mantido em cativeiro foi descoberto por vizinhos.
Fissuras
Para quem luta pela pluralidade e pelo debate de idéias, não deixa de ser auspicioso que, finalmente, os “jornalões” tenham acordado para a cobertura do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Mesmo que, para constrangimento do oficialismo imprenso, essa decisão tenha sido informado pelos espaços generosos concedidos ao evento pela imprensa internacional.
Campeão de audiência
Na Internet, também o II FSM dá um banho. Enquanto o sítio do programa Big Brother Brasil, badalado a todo momento pela Globo, alcançou 350 mil pages views (uma das medidas de audiência na Internet) diários, os sítios do fórum registraram 500 mil pages views por dia.
Volátil
Responda o leitor: qual o cargo onde a rotatividade é maior, o de presidente da Argentina ou presidente da Transbrasil?