“Os grandes homens morrem duas vezes: uma vez como homens, outra vez como

121

grandes.”
(Paul Valéry, 1871-1945, em Caderno B, 1910)

Muitos projetos de natureza social ou ambiental derivam da visão de pioneiros que devotam às suas causas o empenho necessário para torná-las realidade. O momento de maior risco que corre um projeto assim realizado é o da ausência do maluco beleza que o criou.

– O Consórcio Rio Social é um curioso exemplo de busca de sinergia em um projeto de interesse coletivo, através da formação de parcerias capazes de torná-lo menos dependente da ação personalista.

– O propósito do consórcio é implementar um mutirão social através de um diálogo democrático com ações participativas entre governos federal, estadual e municipal, empresas privadas, ONGs e associações comunitárias do Rio de Janeiro.

Espaço Publicitáriocnseg

– Nesta iniciativa, liderada pelo presidente da Federação das Fundações Privadas do Estado do Rio de Janeiro (Funperj), Luiz Godoy, com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, várias instituições estiveram reunidas no último dia 7, na comunidade do Chapéu Mangueira, Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, para oficializar o Termo de Cooperação Técnica entre os parceiros.

– Estiveram presentes a Secretaria de Estado de Assistência Social/MPAS do Governo Federal, representada pela secretária de Planejamento e Avaliação, Sônia Silva, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do coordenador de Desenvolvimento Humano, Ricardo Henriques, a Prefeitura do Rio, através do secretário de Assuntos Especiais, Marcelo Garcia, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o Centro para Democratização da Informática (CDI), a Fundação CSN, o Canal Futura, a Escola de Enfermagem da UNI-Rio, a Fundação Roberto Marinho, a IBM, o Instituto Romário de Souza Faria, a PUC/RJ, a Sociedade de Incentivo e Apoio ao Gerenciamento Ambiental (Siga), a UFRJ e a Xerox, entre outros.

– Uma série de projetos nas áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente e gestão empreendedora estão sendo desenvolvidos nas comunidades do Chapéu Mangueira (Leme), da Babilônia (Leme) e Vila Benjamin Constant (Urca), envolvendo cerca de 5 mil pessoas.

AGENDA
A Associação de Apoio a Criança com Neoplasia (AACN) está em busca de supermercados que queiram “apadrinhar” o projeto Bolsa de Alimentos, responsável pelo sustento de mais de 300 famílias com crianças portadoras de câncer. A AACN é uma instituição sem fins lucrativos, também responsável pela Casa Ronald McDonald. Os interessados podem procurar a agência Casa da Criação / Tyocoi, braço de eventos da Associação, pelo telefone (21) 2275-5883.

***

Nos dias 11 e 12 de julho, acontece o II Seminário Internacional Comércio Justo e Solidário, Perspectivas para a Consolidação de um Mercado Consumidor Brasileiro. Promovido pela Fase Nacional, pela Fundação Friedrich Ebert (Ildes), pela Fundação Lyndolpho Silva e pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o seminário visa canalizar o atual envolvimento da sociedade com ações de responsabilidade social para a promoção do bem estar de pequenos produtores e prestadores de serviços, especialmente aqueles historicamente desfavorecidos.
O local é o Hotel Paulista Wall Street, Rua Itapeva 636, em São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone (11) 3253-9090 ou pelo endereço eletrônico [email protected]

***

Hoje, a partir das 9h30, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, situado na Praça da Matriz de Porto Alegre, será lançado o edital com as normas para participação no Prêmio de Responsabilidade Social 2002, com a realização do II Seminário Balanço Social. Participam do seminário o Instituto Brasileiro de Análises Econômicas e Sociais (Ibase), o Instituto Ethos, a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), a Trensurb, o Corpo de Bombeiros Voluntários Estância Velha, entre outras instituições. Mais informações através do endereço www.al.rs.gov.br

***

Hoje, das 13h às 19h, acontecerá o evento Redes – Canteiros da Solidariedade, onde, através de mesas temáticas, será debatida a participação das mulheres cooperativistas no desenvolvimento local. O local é a Ladeira da Glória, 98 (sede do Viva Rio), o ingresso é 5 kg de alimentos e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2518-6810 ou pelo endereço eletrônico integraçã[email protected]

***

Hoje, na Livraria do Museu, Rua do Catete 153, Rio de Janeiro (RJ), às 19 horas, está sendo lançado o livro Competências e Habilidades, da Teoria à Prática. Organizado pelas professoras Maria Cristina de Mello e Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, o livro reúne experiências vividas por professoras do ensino fundamental da Escola Municipal Adlai Stevenson, do subúrbio do Rio de Janeiro.

Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Correio eletrônico: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui