Os números da liderança

A Folha usou de um pequeno truque para justificar seu título sobre a pesquisa divulgada pelo Datafolha no final de semana...

A Folha usou de um pequeno truque para justificar seu título sobre a pesquisa divulgada pelo Datafolha no final de semana (“Prisão enfraquece Lula e põe Marina perto de Bolsonaro, diz Datafolha”). Segundo o jornalão paulista, o ex-presidente teria caído de 37% das intenções de voto (o melhor percentual entre as respostas estimuladas) para 31%.

O que a Folha não diz é que, na pequisa anterior (de 30 de janeiro), o melhor percentual de Lula foi alcançado em uma simulação sem a presença de Marina Silva. Comparando laranjas com laranjas, na estimulada com os nomes da pré-candidata da Rede, de Alckmin, Joaquim Barbosa e outros, Lula tinha 34%; caiu agora para 31%, dentro, portanto, da margem de erro.

Ah, a Folha atribui o título de sua matéria à Datafolha. A empresa de pesquisa, porém, não merece esta culpa; em seu site, traz como título: “Preso, Lula mantém liderança em disputa pela Presidência”.

 

Impedir os trabalhos

João Goulart Filho, pré-candidato à Presidência do Brasil pelo PPL, manifestou inteiro repúdio ao bombardeio “dos EUA e seus satélites à Síria, uma nação soberana que integra a comunidade internacional”. “Uma ação deste tipo sem autorização da ONU é um desrespeito inaceitável às leis internacionais e ao convívio civilizado entre as nações”, prossegue.

O que me parece inexplicável neste episódio é o fato de os bombardeios terem ocorrido um dia antes de se iniciarem os trabalhos de investigação da equipe de técnicos enviada pela própria ONU. Realizar o bombardeio nessas condições revela que as intenções de Trump não eram ajudar a esclarecer o episódio, mas sim impedir os trabalhos da equipe de investigadores oficiais”, assinala o filho de Jango.

 

Falta de luz

Em seu primeiro dia à frente do Ministério de Minas e Energia, onde se refugiou para escapar da justiça de primeira instância, Moreira Franco afirmou que, caso o governo não consiga aprovar a capitalização da Eletrobras, o país correrá o risco de um apagão.

Ainda que dando o desconto da pequena chantagem para levar adiante a privatização – que Moreira disfarça como capitalização – há que se levar a sério a ameaça de novo apagão. Que dados tem o ministro que permitem chegar a essa conclusão?

 

Luz no arco

O TCU decidiu aprofundar as investigações sobre as obras do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, determinando a abertura de tomada de contas especial específica para cada um dos quatro consórcios participantes. O valor total conveniado foi de R$ 1,2 bilhão. Há suspeita de danos ao erário na ordem de R$ 53 milhões. Mas as perdas podem ser maiores devido ao jogo de planilha de preços detectada pelos auditores, afirma o TCU.

Só de postes de iluminação com energia solar dava para atender a uma pequena cidade.

 

Tem que manter isso, viu?

Número de mortes no campo é o maior desde 2003; mais de 1,5 milhão de brasileiros foram jogados na extrema pobreza. Neste ritmo, o país retorna ao século XIX antes do final do Governo Temer.

 

Rápidas

Em homenagem ao Dia do Descobrimento, neste domingo, o West Shopping apresenta a peça infantil Emília e o Descobrimento do Brasil. A data é cada vez menos lembrada *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) realiza no dia 20, das 8h às 17h, em sua sede, o I Fórum de Direitos Humanos – 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mais informações: www.aasp.org.br *** A garotada deixa o smartphone de lado por alguns minutos e parte para uma brincadeira dos tempos dos avós: a troca de figurinhas. O Carioca Shopping preparou um espaço especial para quem quer encontrar outros colecionadores para completar seus álbuns, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos de 13h às 21h *** No próximo dia 21, o Caxias Shopping receberá o ônibus do Busucão, para vacinação de animais de estimação e feira de adoção, das 11h às 16h *** A FGV Energia, em parceria com a FGV Projetos, lança no dia 24 o Caderno de Métricas Industriais para o Desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás no Brasil. Inscrições: http://fgvenergia.fgv.br/eventos *** O Passeio Shopping recebe, até sábado, a Mostra de Orquídeas *** O auditor fiscal da Receita Federal Leonidas Quaresma fará palestra sobre Imposto de Renda nesta terça-feira, às 17h30, no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio de Janeiro. Inscrições: www.iabnacional.org.br/eventos

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Guedes esperava muito da educação

Setor educacional prometeu, mas ainda não cumpriu.

Petrobras também foi ao mercado em Londres

Estatal criou subsidiária na década de 80 para atuar nas Bolsas.

Petroleiras ganham dinheiro no mercado, não com produção

Desde a década de 1980, companhias viraram empresas financeiras.

Últimas Notícias

Câmara rejeita ‘PL antiterrorismo’

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira a urgência para votar o Projeto de Lei (1595/19) que cria uma polícia política que permite ao...

Programa AceleraD’Or de Mentoria entra em fase decisiva

Em fase decisiva para a escolha das 10 empresas participantes do projeto, o Programa AceleraD’Or de Mentoria, patrocinado pela D’Or Consultoria, teve repercussão positiva...

Aconseg-RJ mostra um 2022 promissor para as assessorias

Em reportagem especial da edição, os executivos confirmam a rápida resposta do setor e sua adequação aos tempos de desafios que foram superados com...

Inovação em Seguros concederá NFTs a vencedores

Uma das novidades do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), será a concessão...

Anbima projeta taxa de juros em 11,75% em 2022

A taxa de juros deve voltar a dois dígitos no início do próximo ano e chegar em 11,75% no mês de maio, de acordo...