‘Os nazistas já defenderam isso’

Não são poucos os defeitos do ministro Gilmar Mendes, mas a responsabilização que ele fez da mídia, no julgamento...

Não são poucos os defeitos do ministro Gilmar Mendes, mas a responsabilização que ele fez da mídia, no julgamento do HC de Lula, está entre seus acertos. Como disse esta coluna ontem, a grande imprensa está na ponta de lança do acirramento de ânimos no país. A pressão sobre os ministros do Supremo foi a grau máximo, especialmente sobre Rosa Weber, escolhida para fiel da balança. Os ministros favoráveis ao direito de condenados recorrerem em liberdade não foram poupados. Segundo GM, a mídia estaria fazendo chantagem para que o STF vote como ela quer: “Não me venha com chantagem.” Ele ainda chamou a mídia de opressiva. “É preciso dizer não a isso”.

O ministro não poupou o PT, a quem atribuiu a gestação do “germe ruim da violência”. Sobrou também para o ministro Luís Roberto Barroso, que recentemente afirmou que a Constituição deve ser interpretada “em sintonia com o sentimento social”. “Não sei o que é apreender o sentimento social. Já diria Pinheiro Machado, não tem opinião pública, tem opinião publicada. Se o Tribunal for se curvar a isso, é melhor que desapareça, é melhor que deixe de existir. Em matéria criminal, coisa mais que sensível, julgar segundo sentimento da rua não dá. Os nazistas já defenderam isso”, afirmou Gilmar Mendes.

 

Novas fontes

O desembargador João Batista Martins Cesar, da 15ª Região do Tribunal Regional do Trabalho – Campinas, concedeu liminar ao mandado de segurança da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp) para descontar a contribuição sindical dos cerca de 500 trabalhadores da fábrica Raízen Energia, instalada em Ibaté, no interior de São Paulo.

O presidente da Federação, Antonio Vítor, explicou que esta é a primeira ação na Justiça impetrada pela Fetiasp. “Esta será nossa estratégia sempre que o recolhimento da contribuição sindical for aprovado em assembleia pelos trabalhadores, e a empresa se negar a recolher”, disse.

O chamado imposto sindical foi extinto pela Reforma Trabalhista, e os sindicatos dos trabalhadores tentam obter recursos de outras maneiras.

 

Otimismo moderado

Apenas um terço (36%) dos empresários franceses e brasileiros ouvidos em pesquisa feita pela Ipsos para a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) têm planos para aumentar o quadro de funcionários este ano.

Menos da metade (47%) acredita na retomada da economia, 42% confiam no aumento das vendas, e 40% creem no crescimento do setor de atuação no mercado nacional. O mercado brasileiro continua no Top 10 das multinacionais entrevistadas. Cerca de 29% dos entrevistados disseram que a relevância do Brasil vai aumentar.

 

Cabo Canaveral

O Ministério do Trabalho lançaria nesta quinta-feira um pacote de políticas públicas de emprego a serem implementadas no primeiro semestre de 2018. O ato acabou adiado, sem data definida. Como estamos já no segundo trimestre, não seria melhor fingir que vai fazer alguma coisa no segundo semestre? Quando saírem do papel – se saírem – o primeiro já acabou.

 

Há algo de podre

O Ipea vem assumindo um discurso muito próximo ao do governo a partir da posse de Temer. Mas a queda na qualidade técnica não precisava ser acompanhada por um golpe na língua portuguesa. Na Carta de Conjuntura – 1º trimestre de 2018, divulgada nesta terça-feira, há o seguinte trecho: “No entanto, vem caindo a proporção de desempregados que estão à procura de emprego a (sic) mais de um mês e a (sic) menos de um ano.”

 

Rápidas

De 26 a 28 de maio, o Centro de Convenções SulAmérica vai receber a 12ª edição do Estética in Rio. Segundo o Rio Convention & Visitors Bureau, são esperados 5 mil participantes *** Em 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Empregada Doméstica. O site Doméstica Legal preparou um concurso cultural para homenagear a categoria. Para participar, basta enviar, até dia 23, um vídeo de até 30 segundos com o empregador parabenizando sua empregada. Mais informações: www.domesticalegal.com.br *** O Américas Shopping realiza nesta sexta-feira, das 10h às 15h, campanha de vacinação contra febre amarela *** A Feira Caxias Shopping reúne produtores familiares rurais de Duque de Caxias nos dias 8 e 15 de abril *** O futuro da arbitragem é tema de fórum, dias 10 e 11, na Suíça. O professor Luís André Azevedo, da FGV Direito, será um dos palestrantes brasileiros, ao lado de Nelson Eizirik, Marcelo Roberto Ferro e Carlos S. Forbes.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorClima fake de Fla-Flu
Próximo artigoÉ a economia, tolinho

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Triste realidade

Em cada 4 bairros do Rio, 1 tem milicianos ou traficantes

Pré-candidatura de Ceciliano ao Senado ganha apoio na Região Serrana

Prefeito do PSB vira as costas para candidato do partido.

Informalidade atinge 40,1% da população ocupada

Segundo IBGE, desemprego caiu para 9,8%; rendimento fica estável.

Empresas buscam alternativas para captar recursos

Por Luciano Camargo Neves.

Bacen chinês enfatiza importância de apoio financeiro à economia real

O banco central da China disse nesta quarta-feira que irá construir um mecanismo eficaz para fornecer apoio financeiro à economia real.