Foto tirada em 8 de setembro de 2020, mostra o logotipo do Baidu na área de exposição abrangente da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2020 (CIFTIS) em Beijing, capital da China. (Xinhua/Li Muzi)
Beijing, 28 abr (Xinhua) — A gigante de tecnologia chinesa Baidu divulgou nesta terça-feira um livro branco, mostrando que registrou mais de 22.000 pedidos de patentes de inteligência artificial (IA) em nível global até abril de 2022, informou o China Securities Journal.
O livro branco também aponta que mais de 16.000 pedidos de patentes de IA da Baidu foram registrados na China, sendo destes mais de 4.600 autorizados.
De acordo com o livro branco, em 2021, o núcleo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Baidu representou 23% da receita principal da empresa, um aumento anual de 1,6 pontos percentuais e um aumento de 8 pontos percentuais em relação a 2018, com a intensidade de P&D posicionada na liderança dentre as 500 maiores empresas privadas da China.
A investimento de P&D da empresa visa principalmente campos como inovação em tecnologia básica, tecnologia de direção autônoma não tripulada e acelerador inteligente industrial.
A Baidu construiu o PaddlePaddle, a primeira plataforma de código aberto de nível industrial, de autoria própria, rica em recursos para aprendizagem profunda na China, que atende a 4,06 milhões de desenvolvedores e 157.000 empresas e instituições.
De acordo com a Questel, um instituto global de pesquisa de propriedade intelectual, até o final de 2021, a PaddlePaddle conquistou a maior participação no mercado abrangente de plataformas de aprendizado profundo na China.
A tecnologia de direção autônoma da Baidu está avançando mais rapidamente na realização da operação comercial desde que a empresa lançou sua plataforma de serviço de viagens autônomas “luobokuaipao” em agosto de 2021.
No quarto trimestre de 2021, o número de pedidos de passageiros na plataforma atingiu 213.000, e o número ainda está crescendo em alta velocidade em 2022.
A Baidu forneceu serviços de viagens autônomas para cidadãos em Beijing, Shanghai, Guangzhou, Shenzhen, Chongqing e outras cidades, e iniciou serviços de operação de carregamento comercial nas cidades de Beijing, Chongqing e Yangquan.
De acordo com um relatório divulgado pela Clarivate, uma agência de consultoria global, a Baidu ficou em primeiro lugar no mundo com 1.537 famílias de patentes de direção autônoma em 2021. Fim
Leia também:
Marcas chinesas continuam a ser preferidas pelos consumidores