Oásis

Conseguir áreas de exploração no Brasil tem sido uma mina de ouro para empresas de petróleo da Europa e dos Estados Unidos. A Enterprise Oil, por exemplo, maior grupo independente de exploração e produção de petróleo da Grã-Bretanha, anunciou significativa redução nas estimativas de sua produção deste ano, que deve cair para cerca de 250 mil barris por dia, 8% abaixo das expectativas. Em conseqüência do anúncio, analistas ouvidos pelo jornal inglês The Independent reduziram a previsão de receita da Enterprise em cerca de 20%. O impacto negativo foi compensado pelo otimismo em relação aos futuros lucros com os programas de exploração de petróleo no Brasil e também no Golfo do México e no Noroeste da Europa. A Enterprise, que vai explorar o campo de Bijupirá-Salema, anunciara que faria uma plataforma de US$ 200 milhões num estaleiro norte-americano. Pressionada pelas indústrias nacionais e pelo Governo do Rio de Janeiro, há chances de a obra ser contratada no Brasil.

Academia
No próximo dia 15 de maio, a Universidade Estácio de Sá lança a revista Trama, sua primeira publicação acadêmica na área de comunicação. O lançamento, organizado pelos professores Felipe Pena, diretor da Faculdade de Comunicação, e Erick Felinto, editor da revista, contará ainda com palestra sobre a situação das publicações científicas em
comunicação no país.  O evento, acompanhado de coquetel, será às 19h, no estúdio do Núcleo de Comunicação do campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca.

Além do ajuste
O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) quer que o país também tenha metas sociais. Para isso, apresentou projeto criando o Índice de Nacional de Responsabilidade Social (INRS) para verificação do desenvolvimento social de cada unidade da Federação. A proposta inclui o cadastro de inadimplentes sociais. Os municípios ou estados que omitirem dados ou não prestarem as informações necessárias para a elaboração do INRS serão incluídos no Cadastro Nacional de Inadimplentes Sociais (CNIS). Os que não cumprirem as obrigações mínimas de proteção e promoção dos direitos ficarão impedidos, por exemplo, de firmar convênios com o governo federal.

Multa
Citando especialistas, o presidente do PT, deputado federal José Dirceu, disse no plenário da Câmara dos Deputados que “o governo é que deveria ser multado, pois o consumidor já pagava tarifas mais altas para que o governo investisse no setor de energia, e com isso, garantisse que não iria faltar, mas não houve investimento”. Segundo o líder petista, o governo “esqueceu” de colocar nos contratos de concessão cláusula que obrigasse as empresas privatizadas a manter investimentos.
Para Dirceu, as denúncias de corrupção envolvendo autoridades do governo, entre elas “o escândalo do painel de votação do Senado, a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o episódio Petrobras/Petrobrax e o afundamento da Plataforma P-36” demonstram “o grau de desorganização política e administrativa a que o país chegou”.

Atraso no Rio
A situação dos funcionários dos bondinhos de Santa Teresa será tema de debate hoje, às 10h, durante audiência pública no âmbito da Comissão de Servidores Públicos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comissão é presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT). Os servidores pedem o cumprimento do acordo coletivo de 1999.

Queda
A depreciação do real frente ao dólar este ano – 10% até o início de abril – fez da moeda brasileira a mais fraca no período, na América Latina. No México o peso teve valorização de 5,4%, na Venezuela a moeda experimentou queda de 1,3%, no Chile de 3,3% e na Colômbia de 4,4%, segundo dados do Dresdner Kleinwort Wasserstein. Com isso, operações financeiras no Brasil tiveram performance pior até que na Argentina, que está em plena crise. Aqui houve queda de 11,3%, no Chile de 6,6%, na Argentina ganho de 10,6%, na Colômbia de 11,9% e no México – o campeão de retorno – de 13,5%.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFumaça cara
Próximo artigoAutojustificável

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Carga de energia aumentou 2,2% em abril ante 2021

ONS: Subsistema Sudeste/Centro-Oeste registra variação positiva de 4,8%.

Quatro em 10 brasileiros pretendem pedir crédito nos próximos 90 dias

Intenção atingiu maior patamar desde junho de 2021; dívidas são o principal motivo.

Healthtechs e edtechs rivalizam com fintechs por investidores

Startups de saúde e de educação se aproximam das empresas de tecnologia financeira na disputa pelos aportes

Mercados dão continuidade a movimento negativo visto desde ontem

Bolsas e commodities cedem, enquanto as curvas de juros dão um alívio; moedas são a exceção e avançam contra o dólar.

Conab aponta para safra de café em 53,4 milhões de sacas

Nos quatro primeiros meses, país já exportou 14,1 milhões de sacas de 60 kg; volume é 10,8% menor que o exportado em igual período de 2021.