26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

“Out”

Para registro da história nacional. Por razões que o presidente Lula deveria compartilhar com seus compatriotas, os ministros Antônio Palocci e Marina Silva foram os únicos cujas nomeações foram anunciadas nos Estados Unidos. Cinco anos depois, a cota estadunidense prescinde de nomes anunciados em seu território.

Tijolo sólido
As empresas do setor de serviço que atuam nos Brics (sigla que reúne Brasil, Índia, Rússia e China) continuam otimistas quando olham para os próximos 12 meses, sendo que 60% esperam crescimento das atividades nos próximos anos, contra apenas 2% que esperam declínio. Os dados são de pesquisa com 1,4 mil companhias que a KPMG divulga nesta quarta-feira.
Apesar de – e surpreendentemente – 38% dos entrevistados terem afirmado que a oferta de crédito cresceu após a crise nos mercados financeiros mundiais, ante apenas 8% que declararam redução e 2% que se disseram prejudicadas pela falta de crédito, o custo do dinheiro subiu. Quase 50% das empresas declararam que, após a crise iniciada no mercado subprime norte-americano, o custo dos empréstimos subiu.

Vantagens indiretas
As empresas também podem ser beneficiadas com acordos de redução da jornada de trabalho. Esta é a opinião da advogada Rachel Elisa Dourado Vaz Pereira, de Direito Trabalhista empresarial do escritório Correia da Silva Advogados. Ao comentar a redução de quatro horas obtida pelos trabalhadores químicos na indústria farmacêutica do Estado de São Paulo, Rachel lembrou que “a nova jornada resultará em maior produtividade. Os empregados estarão mais concentrados para operarem as máquinas – o que reduz os riscos de danos a equipamentos e os índices de acidentes de trabalho, minimizando a ocorrência de passivos trabalhistas”.

Conta gotas
A nova política industrial anunciada esta semana tem o mérito de, depois da década desperdiçada, reconhecer a importância do Estado como indutor do crescimento, principalmente em países periféricos. No entanto, para passar do campo teórico para o prático, é preciso admitir a incompatibilidade entre ela e a política econômica. Caso contrário, será como jogar uma bóia para o cidadão preso dentro de um gigantesco tanque, ao mesmo tempo em que se continua a inundar o lugar e congelar a água.

Cubatão
O secretário estadual Guilherme Afif Domingos e o ex-ministro Maílson da Nóbrega participam do próximo Mega Pólo 2008 – Fórum para o Desenvolvimento do Pólo Industrial de Cubatão – que pretende debater e buscar soluções para os problemas que podem comprometer a expansão de empresas e a criação de novos postos de trabalho na região. O evento será realizado no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão, dia 19 de maio.

BBB compulsório
O mercado de segurança eletrônica no Brasil cresceu 15%, em 2007, tendo girado US$ 1,2 bilhão, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Em todo o país, cerca de 3 milhões de imóveis comerciais e residenciais já recorrem a dispositivos básicos de segurança eletrônica. A Abese, no entanto, considera esse número baixo, considerando que o IBGE calcula que o Brasil tem 49,1 milhões de unidades residenciais e comerciais. E estima que, na última década, o setor cresceu 12% ao ano.

À distância
“Estamos assistindo constantemente na mídia aos eficientes resultados das câmeras como um componente eficaz na segurança. Esses equipamentos, geralmente, são usados como uma visão a mais do local e do horário em que os olhos humanos não podem estar. Seja vigiando uma pessoa indefesa, imóveis, rodovias, praças, estádios, um processo e até mesmo veículos em movimento”,  observa Francisco Ferreira, gerente Comercial da Instalarme, empresa especializada em sistemas de segurança eletrônica.

Chique de doer
Os participantes da Volvo Ocean Race, regata de volta ao mundo de milionários, poderão transmitir imagens em alta definição através de conexão em banda larga via satélite fornecida pela Inmarsat. Os organizadores enxergam um público de 1,8 bilhão de pessoas que poderá acompanhar a disputa.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorLetras ao vento
Próximo artigoFreio de mão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.