Outro modelo

Enquanto a economia de muitos países do Terceiro Mundo continua patinando sobretudo a partir de 1990, quando optaram ingenuamente pela adesão escancarada ao modelo neoliberal, a China vem mostrando resultados bem diferentes. As importações chinesas de minério de ferro, por exemplo, eram de 7,5% do comércio internacional do produto e para este ano a previsão é de chegar aos 20%.

Amazônia
A preservação da floresta Amazônica deveria ser financiada internacionalmente. A opinião é de 70,4% dos 8.912 entrevistados em pesquisa realizada em 22 países pela Confederação Nacional dos Transportes. O preocupante, entretanto, é que desses 70,4%, apenas 20,1% concordaram que a responsabilidade pela Amazônia deve ser do Brasil.

Jogo duro
Diretor da Organização Mundial da Saúde responsável pelo programa de acesso dos países pobres aos medicamentos, o colombiano German Velasquez está recebendo ameaças de morte que teriam começado em maio com um ataque a faca no Rio, quando esteve na cidade, informa o jornal francês Libération. Inicialmente confundida como mais uma cena de violência carioca, Velasquez mudou de idéia quando, dois dias depois, foi ameaçado na Lincoln Road, em Miami (EUA). Dois homens teriam dito: “Esqueceu da lição no Rio? Pare de criticar a indústria farmacêutica”. Um telefonema 10 dias depois completou a rodada de ameaças. Serra que se cuide.

PT x RBS
Liminar da Justiça gaúcha determinou que os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, ambos do grupo RBS, se abstenham de publicar o conteúdo de fita com o diálogo entre os jornalistas do Diário Gaúcho e Jairo Carneiro, ex-tesoureiro do PT. Uma cópia da degravação da fita está em poder da CPI da Segurança Pública. A liminar foi requerida por Diógenes de Oliveira, presidente do Clube de Seguros da Cidadania, e Daniel Verçosa Gonçalves, diretor de Seguros do Clube da Cidadania. Ao tomar conhecimento da decisão judicial, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) emitiu nota à imprensa para manifestar sua preocupação pela ocorrência de censura prévia. Francisco Mesquita Neto, presidente da ANJ, e Mário Gusmão, vice-presidente responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, afirmam que a associação “espera que as instâncias superiores do Poder Judiciário restabeleçam a liberdade de imprensa ferida pela decisão de censura”.

Feliz 2003
Relatório de avaliação macroeconômica elaborado por executivos da Companhia Vale do Rio Doce indicam que o mundo está passando pela quinta recessão desde os anos 70 do século passado (1975, 1982,1991,1998 e a atual). Os especialistas projetam recuperação para meados de 2002, análise que deve ser vista com restrições. Muitos desses analistas apostavam no tal “pouso suave” da economia norte-americana que, se não caiu com a velocidade de um boeing indo de encontro ao WTC, com certeza ficou longe da suavidade.

CNI do B
O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, assumiu o racha na Confederação Nacional da Indústria (CNI), depois de formada chapa para a entidade nacional com Armando Monteiro, de Sergipe,  para presidente, e Moreira Ferreira, de São Paulo, para vice. Vieira disse que “desde a década de 80, a chapa é sempre encabeçada pelo Nordeste. Queremos mudar isso. O Rio irá rachar. Na reunião (dia 15 de dezembro) não vou discutir sucessão, queremos discutir os princípios da CNI”.

Bola em jogo
A aposta é de executivos do mercado de seguros: se a Seleção Brasileira se classificar hoje, no Maranhão, a governadora Roseana Sarney será definitivamente “catapultada” em direção à disputa presidencial. Já se o time de Felipão for parar na repescagem, a filha de Sarney dificilmente conseguirá se livrar da pecha de pé frio.

Imagem
FH deve estar comemorando: é mais famoso no exterior que o Paulo Coelho.

Artigo anteriorPrato vazio
Próximo artigoAço
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Indústria do Brasil cai menos que mundial na pandemia

‘Soluço’ não detém trajetória de queda iniciada no final dos anos 1980.

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Indústria do Brasil cai menos que mundial na pandemia

‘Soluço’ não detém trajetória de queda iniciada no final dos anos 1980.

STF confirma decisão que considera Moro parcial no caso do triplex

Marco Aurélio e Luiz Fux votaram contra parcialidade do ex-juiz.

Salles pede para sair

Alvo de investigações, ministro do Meio Ambiente teve exoneração publicada em edição extra do D.O.U.

Resultado do Dia dos Namorados confirma recuperação dos shoppings

Levantamento revela alta de 134,4% nas vendas da data comemorativa.

Imóveis de um quarto são os mais rentáveis para investidor

Bairros com maior rentabilidade para investidores não estão localizados no centro das cidades.