Com alta de 16,4% nas vendas no consolidado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023, o mercado automotivo segue aquecido, tendo registrado em outubro o melhor mês do ano. Foram quase 250 mil veículos leves emplacados, um avanço de 12% sobre setembro.
Os importados somaram 47 mil unidades em outubro, um recorde nos últimos 10 anos, sendo que os chineses representaram a metade de todas as importações de fora do Mercosul. No ano, os modelos estrangeiros registram alta de 36%.
A Strada segue firme na liderança dos modelos mais vendidos, seguida por hatches compactos e utilitários-esportivos. Confira o ranking:
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a outubro de 2024 no Brasil
Modelo | Unidades |
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1º Fiat Strada | 116.090 |
2º Volkswagen Polo | 111.998 |
3º Chevrolet Onix | 77.521 |
4º Hyundai HB20 | 74.786 |
5º Fiat Argo | 73.784 |
6º Volkswagen T-Cross | 64.536 |
7º Hyundai Creta | 56.697 |
8º Fiat Mobi | 56.175 |
9º Chevrolet Tracker | 54.690 |
10º Nissan Kicks | 51.752 |
Pulse e Fastback estreiam a tecnologia híbrida da Fiat
As versões Audace e Impetus do SUV Pulse e do SUV-cupê Fastback passam a vir equipadas com o novo motor híbrido-leve do grupo Stellantis.
O sistema foi adaptado ao motor T200 1.0 turboflex, que gera até 130 cv de potência, acoplado ao câmbio CVT. Ele recebeu um motor elétrico multifuncional no lugar do alternador e do motor de partida.
O sistema híbrido não traciona as rodas, mas gera torque adicional para o motor flex e fornece energia elétrica para carregar as baterias de chumbo e de íon de lítio, ambas de 12V.
Por isso, não há mudanças no desempenho, pois o ganho está no consumo, que é reduzido de 10% a 12% quando roda na cidade.
Com o novo sistema, os preços aumentaram R$ 2 mil em relação à linha anterior. Agora, o Pulse Audace custa R$ 125.990 e o Impetus, R$ 140.990. O Fastback sai a R$ 151.990 (Audace) e R$ 161.990 (Impetus).
City recebe melhorias na linha 2025
A Honda lança a linha 2025 do City com pequenas mudanças visuais e novos conteúdos. Agora, hatch e sedã têm frentes mais distintas.
Enquanto o hatch passa a ter um apelo mais esportivo, com novos para-choques, grade redesenhada e acabamento em black piano na junção com o capô, o sedã busca sofisticação com o acabamento cromado na frente, que também recebeu grade mais horizontal e novo para-choque.
Por dentro, ambos, nas versões EX, EXL e Touring, passam a contar com freio de estacionamento eletrônico e o brake hold, recurso que mantém o veículo parado até que o motorista retome a aceleração. São novidades ainda os freios traseiros a disco e o carregamento de smartphones por indução.
Todas as versões trazem de série um novo multimídia de 8” de melhor definição.
A Honda manteve os mesmos motores 1.5 aspirado de 116 cv com câmbio CVT em todos os modelos.
O City Hatchback está à venda em quatro versões, que vão de R$ 117.500 (LX) a R$ 141.400 (Touring). O Sedan vai de R$ 117.500 (LX) a R$ 142.400 (Touring).
Fenatran encerra com novidades e muitos negócios
A 24ª edição da Fenatran terminou em 8 de novembro com saldo positivo. A maior feira para o transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina recebeu mais de 70 mil pessoas. Das 102 reuniões, a expectativa é que gerem R$ 98 milhões em negócios para os próximos 12 meses.
As novas tecnologias de redução de emissões foram o tema central deste ano. Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os esforços das montadoras em direção à descarbonização.
Entre as novidades apresentadas, destaca-se o primeiro caminhão híbrido, que combina um motor diesel com um eixo auxiliar elétrico. Além disso, foram expostos diversos modelos elétricos, de diferentes dimensões e aplicações, incluindo opções específicas para a coleta de lixo urbana.
A feira contou com 600 marcas entre caminhões, implementos rodoviários, acessórios e serviços. Desse total, 74 marcas participaram pela primeira vez do evento.