Os ovos de Páscoa estão mais caros este ano. Levantamento realizado pela plataforma Buscapé, entre os dias 1º e 7 de abril, aponta que o preço mediano dos ovos aumentou 21% em relação ao mesmo período de 2024, passando de R$ 94 para R$ 114.
As opções de menor valor também apresentaram alta: o menor preço registrado subiu 24%, chegando a R$ 36, o que indica um encarecimento até mesmo das opções mais acessíveis da categoria. Por outro lado, o maior preço encontrado recuou 29%, movimento que pode refletir mudanças no mix de produtos ou a adoção de estratégias promocionais no segmento premium.
Já a categoria de chocolates, bombons e trufas registrou variação ainda mais expressiva. O preço mediano subiu 43%, de R$ 37 para R$ 53, enquanto o menor preço aumentou 50%. O valor máximo encontrado teve elevação de 12%, chegando a R$ 177.
De acordo com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), houve uma redução de cerca de 20% no recebimento de amêndoas e na moagem pela indústria processadora no ano passado, o que gerou um aumento no valor da matéria-prima de 189% a 300%.
Na análise do sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa, esse cenário afetou os preços dos ovos de Páscoa e demandou ações inovadoras por parte dos fabricantes para aquecer as vendas em uma das datas mais importantes para o setor.
“Uma das alternativas adotadas pela indústria na Páscoa foi implementar uma segmentação bem definida em função da quantidade de cacau no produto. Neste caso, os ovos com maior predominância desta matéria-prima estão com uma faixa de preço bem mais elevada que os demais. Para poder seguir competitivo, o setor reduziu a quantidade do principal ingrediente dos chocolates tradicionais e o substituiu por castanha, pistache, coco ou outras opções, que fazem o preço ser menor e mais atraente para o consumidor”, explica.
Apesar do cenário de mudança na produção devido ao preço do cacau, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) é que 45 milhões ovos de Páscoa sejam comercializados, este ano, além da possibilidade de escolher entre os mais variados 803 tipos de produtos de chocolates e 94 opções de novos itens.