Voluntários coletam tubérculos de mostarda para os camponeses no Vilarejo de Erdu em Distrito de Fuling, Município de Chongqing, sudoeste da China, 13 fev, 2020. (Xinhua/Wang Quanchao)
Chongqing, 10 mai (Xinhua) — O acordo da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP) facilitou a exportação de uma famosa variedade de picles chinês, desde a entrada em vigor do acordo em 1 de janeiro, conforme as autoridades alfandegárias do município de Chongqing.
No primeiro trimestre de 2022, a alfândega do distrito de Fuling de Chongqing liberou exportações no valor de 18,82 milhões de yuans (cerca de 2,8 milhões de dólares) de tubérculos de mostarda em conserva exclusivos da região para os outros países membros da RCEP, com a maioria dos produtos com destino ao Japão e à República da Coreia, mostraram os dados alfandegários.
A história da fabricação de picles em Fuling, base principal de produção de picles chinês, é constituída por mais de 150 anos. O método tradicional do distrito de produzir tubérculos de mostarda preservados foi listado como patrimônio cultural imaterial a nível estadual em 2008.
“Este ano, exportamos cerca de 100 contêineres de picles chinês, cada um pesando de 16 a 20 toneladas”, disse Sun Xiao, gerente de comércio exterior da Chongqing Fuling Luling Industrial Co., Ltd.
“Os picles eram preferidos apenas pelos chineses no exterior no passado. Graças ao aprofundamento das trocas, mais estrangeiros estão se apaixonando por eles. Com a implementação da RCEP e a consequente redução de tarifas e facilitação do comércio, os nossos picles viram uma competitividade mais forte nos mercados estrangeiros”, acrescentou Sun.
O acordo RCEP pode aumentar a vantagem competitiva dos tubérculos de mostarda em conserva chinesa nos mercados alvos, reduzir os custos operacionais das empresas e melhorar a eficiência do desembaraço aduaneiro por meio da simplificação dos procedimentos administrativos, aumentando assim as exportações dos picles chineses, disse Deng Jikuan, funcionário da alfândega de Chongqing.
A RCEP é o maior acordo de livre comércio do mundo atualmente. Os países da RCEP respondem por cerca de 30% do produto interno bruto e da população mundial. Mais de 90% do comércio de bens entre os estados membros aprovados será gradualmente livre de tarifas. Fim
Leia também: