O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), sempre centrado na administração municipal, deixou sua zona de conforto e está dedicando mais tempo às articulações partidárias. Paes corre para atrair políticos influencers (só para usar o termo da moda) de várias regiões do estado. Ele quer formar uma base sólida em Brasília e na Alerj e garantir uma nominata forte para as eleições de outubro. Paes tem pressa, já que os políticos podem mudar de partido até o dia 1º de abril, sem a perda do mandato atual.
Aniversariante cobiçado
O deputado Noel de Carvalho (PSDB) fez aniversário no início do mês e alguém espalhou outdoors pela Zona Oeste do Rio felicitando o parlamentar. Acontece que Noel tem seu reduto em Resende, a quilômetros de distância, onde foi prefeito duas vezes. Mas o “mimo” funcionou, Noel já cogita integrar a tropa de choque de Eduardo Paes e apoiar seu candidato a governador. Seja ele quem for.
Desenvolvimento regional
O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), assina com a dupla Luiz Paulo (Cidadania) e Lucinha (PSDB) vários projetos de lei que beneficiam economicamente regiões do estado, permitindo seu desenvolvimento sustentável, com geração de empregos. Um deles dispõe sobre o tratamento tributário especial de caráter regional aplicado a estabelecimentos industriais.
Votação temática e homenagens
Na última terça-feira, Dia Internacional da Mulher, a Alerj teve uma pauta de votação dedicada a propostas para proteção e valorização feminina. Os deputados gostaram da iniciativa e agora querem adotar a prática de votações temáticas em datas especiais.
Bem-estar animal
O vereador Luiz Ramos Filho (PMN) é conhecido por sua defesa aos animais. Mas sua seara vem sendo invadida pelos colegas de plenário na Câmara do Rio. O vereador Vitor Hugo (MDB), por exemplo, apresentou projeto de lei criando a Carteira de Identidade Digital Animal (Cida), destinada à identificação de cães e gatos no Município. O vereador Waldir Brazão (Avante) é o autor do projeto que cria regras para animais domésticos em praças e espaços públicos.