Paes leva Kassab para visitar obras do VLT

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O prefeito Eduardo Paes recebeu o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira, para visita às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Praça Mauá, de onde embarcaram na Parada dos Museus e seguiram até a Parada Utopia. A primeira etapa do sistema já entrou em fase de testes e iniciará a operação em abril. O trecho vai ligar a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, com 18 paradas e uma estação. A segunda etapa, Central-Barcas, deverá entrar em operação no segundo semestre. Antes da visita ao VLT, Kassab conheceu a Nova Praça Mauá e o Museu do Amanhã.

A implantação do VLT tem custo de R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP) da Prefeitura do Rio.

– É impressionante lembrar o que era essa região há um tempo e o que é hoje. Com esse museu, o VLT e com a conclusão das obras de reurbanização, o Rio de Janeiro se transforma e tem um novo marco. Além disso, aqui tem investimento da União, da prefeitura e capital privado, em um modelo de parceria moderno que é o que deve acontecer no dia de hoje – disse o ministro.

Com capacidade para 420 passageiros por composição, o sistema poderá transportar até 300 mil passageiros por dia na operação plena. Ao todo, serão 29 paradas abertas e três estações fechadas (Rodoviária, Central e Barcas). A velocidade média é de 15 km/h. Modal integrador, ele conectará trens, metrô, barcas, teleférico, BRTs, ônibus convencionais, rodoviária, terminal de cruzeiros marítimos e aeroporto em malha que vai funcionar de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia.

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O VLT será integrado ao Bilhete Único e terá um novo modelo de pagamento: a validação voluntária. Durante as viagens, fiscais estarão de prontidão nos trens para garantir o pagamento dos bilhetes.

– Em todas essas paradas as pessoas terão a possibilidade de comprar nos terminais de autoatendimento bilhetes para usar dentro do trem. A passagem vai custar R$ 3,80, que é o preço do Bilhete Único Carioca, dando direito a uma viagem do VLT e mais uma em outro modal de transporte – explicou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva.

O VLT é um veículo ecologicamente correto, uma vez que utiliza um sistema próprio de geração de energia pelo solo para circular e não utiliza combustível fóssil, não emitindo gases tóxicos. Outra característica é a presença de três mecanismos de freio: mecânico, motor e de emergência. Além disso, os veículos possuem ar-condicionado de última geração e piso rebaixado, o que garante uma melhor acessibilidade aos vagões.

As estações e paradas ficarão a cerca de 20 centímetros de altura e serão adotadas rampas suaves e antiderrapantes para facilitar o acesso das pessoas com deficiência. Cada plataforma contará com acesso nas extremidades e será dotada de linha de piso podotátil (próprio para deficientes visuais) em toda a sua extensão, além de locais especiais para cadeiras de rodas com cinto de segurança.

Para o paratleta recordista brasileiro em lançamento de dardo, Jonas Licurgo, que também acompanhou a visita e testou a acessibilidade do VLT, o novo transporte está aprovado:

– Foi uma experiência muito bacana, a acessibilidade é muito boa e não encontrei nenhuma dificuldade. A distância da plataforma para o veículo é mínima e a rampa é bastante leve, não é íngreme, sem contar que ele não balança, o que é muito importante pra os cadeirantes. Outro ponto positivo são os botões de acionamento das portas e os validadores dos bilhetes, que ficam em uma altura adequada para as pessoas com deficiência alcançarem com independência. Com certeza, esse é um legado muito especial para a cidade.

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