Pagamento por aproximação aumentou no 1º trimestre

416
Carteira com cartões de crédito (Foto; Wilson Dias/ABr)
Carteira com cartões de crédito (Foto; Wilson Dias/ABr)

O valor transacionado no varejo continua superando os níveis pré-isolamento, com aumento de 28% no primeiro trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021. Na comparação com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 40%; sobre 2019, de 56%.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira em coletiva digital do Itaú Unibanco e da Rede, que apresentou Análise do Comportamento de Consumo, relatório com informações referentes às compras feitas com cartões emitidos pelo Itaú e às vendas transacionadas pela Rede, sua empresa de meios de pagamento, com foco nos hábitos do consumidor nos primeiros três meses deste ano.

O levantamento mostrou que o pagamento por aproximação do cartão teve um salto de 375% no valor transacionado na comparação com o mesmo período do ano anterior – considerando as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC. Entre os estabelecimentos com mais uso estão Turismo e Eventos (+815 %); Drogarias (+628%); e Educação (+559%).

A quantidade de transações no varejo nos primeiros três meses de 2022 foi 29% maior do que as realizadas no mesmo período de 2021. Já em relação ao trimestre anterior (4º tri de 2021), houve uma redução de 7% no valor transacionado – natural devido ao contexto de início de ano e um cenário macroeconômico mais desafiador.

Espaço Publicitáriocnseg

As compras no varejo físico representaram 77% do volume em faturamento no primeiro trimestre de 2022. Já a participação das transações online se consolidou em 22%, mas segue tendência de crescimento em níveis superiores ao período pré-pandemia. No ambiente físico, os gastos cresceram 26% no período analisado (comparando com 2019, o aumento foi de 42%). Já o valor gasto nas compras online avançou 38% neste último trimestre, obtendo crescimento consistente – comparando com o mesmo período de 2020, a evolução foi de 84%, e ante 2019, o avanço foi de 126%.

Quando se aplica o recorte de gerações, os gastos dos zennials em compras online cresceu 81% no período. Seguidos pelas gerações Y (+29%), X (+21%) e pelos Babyboomers (+13%). E enquanto as mulheres são responsáveis por 52% das transações feitas pela internet, 55% do valor total consumido é dos homens.

Segundo a CEO da Rede, Paula Cardoso, o e-commerce mais que dobrou a sua participação no primeiro trimestre e a tendência é de mais crescimento para esse meio de aquisição de produtos.

Ela destacou que os brasileiros voltaram a viver fora de casa nos primeiros meses de 2022. Os gastos e transações em quadras esportivas – entre elas o beach tennis, que tem se expandido por todo o país – academias, viagens e atividades culturais e de lazer, como teatro, estão entre os que mais cresceram no primeiro trimestre deste ano. E as modalidades digitais, como pagamento por aproximação e Pix, ganham cada vez mais espaço na vida dos consumidores, com grande salto no uso no início deste ano.

O Pix também avança na representatividade entre os meios de pagamento, com uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período – considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). Atualmente, o Pix representa 11% das movimentações, com cartões de crédito tendo 62% e cartões de débito, 27%.

Segmentos que cresceram

Os dois anos de restrições de circulação se refletiram agora em um aumento do consumo em segmentos que tiveram que ser pausados durante a pandemia. Os gastos em quadras esportivas, por exemplo, tiveram alta de 126% no valor transacionado no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2021. E as quadras de beach tennis – consideradas por muitos “o esporte do momento”, lideram esse movimento, com um aumento de 330% no valor transacionado e de 355% nas operações.

As academias também têm recuperado o fôlego e apresentaram avanço de 76% no valor transacionado no primeiro trimestre do ano, superando os patamares de antes da pandemia (a alta foi de 29% na comparação com o mesmo período de 2019). O segmento foi especialmente impulsionado pela geração Z, que apesar de ter menor participação no consumo geral (5%), aumentou em 129% a quantidade de transações nesses estabelecimentos. A aposta na forma física também cresceu entre as gerações Y (+71%), Z (+70%) e Babyboomer (+64%). Paula Cardoso diz que as pessoas estão buscando lazer fora de casa. O relatório comprova isso.

Os teatros, tão prejudicados pelo isolamento social, agora veem suas salas de espetáculos voltando a encher. O setor teve um incremento de 526% no valor transacionado nos primeiros três meses do ano e 383% na quantidade de operações. “O número ainda não supera o período pré-pandêmico, mas já está próximo”, acrescenta a CEO. E os passeios nos zoológicos e aquários fizeram parte das atividades de entretenimento das famílias neste início de ano, com alta de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações.

Educação

No segmento de educação, o consumo também mostra um movimento comportamental. Os gastos com materiais escolares cresceram 58% no primeiro trimestre na comparação com 2021, agora que as aulas voltaram ao presencial. Mesmo assim, os cursos online vieram para ficar e seguem em tendência de crescimento, com alta de 39% no intervalo analisado. Quando comparado com 2020, o aumento é de 88%. “A educação online veio para ficar”, acredita a CEO da Rede.

A CEO da Rede citou que alguns segmentos apresentam destaque especialmente quando o consumo atual é comparado com o patamar registrado antes da pandemia. O setor de educação, por exemplo, teve alta de 51% no valor gasto em relação a 2020. O número de transações também evoluiu bastante, com aumento de 60% na comparação com 2020 e de 83% sobre os primeiros três meses de 2019.

Leia também:

Pix: 73 milhões de transações em um dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui