País atrás das grades

126

O número de assassinatos nos EUA cresceu 10,8% de 2014 para 2015, o maior acréscimo desde 1971, interrompendo uma longa tendência de queda, segundo dados do FBI. Foram 15.696 assassinatos, número igual ao de 2009. Ainda assim, é quase a metade do alcançado em 1991, pico da onda de crimes das décadas de 1980 e 1990.

A taxa de crimes em geral, porém, cresceu somente 3,9%, enquanto o número de crimes violentos caiu 2,6%.

A alta da taxa de assassinatos está concentrada em dez grandes cidades, incluindo Washington, Baltimore e Chicago. E os dados de 2016 não são animadores. A projeção é de acréscimo de 13,1% nestas cidades, especialmente Baltimore, Houston e Chicago. Esta responde por 50% do aumento do número de assassinatos e ferimentos a bala no ano passado.

O aumento da violência virou tema principal das campanhas eleitorais nesta segunda-feira. Especialistas temem o recrudescimento de políticas de tolerância zero, que atingem principalmente negros, hispânicos e pobres. Um diretor do FBI chegou a dizer que a filmagem de ações policiais por pessoas com smartphones inibe as forças de segurança, o que estaria levando ao crescimento do número de crimes.

Espaço Publicitáriocnseg

Os Estados Unidos têm uma das maiores populações carcerárias do mundo, senão a maior. A candidata democrata Hillary Clinton, em discurso ano passado, afirmou que os EUA têm 5% da população mundial, mas 25% da população carcerária.

O número parece um pouco exagerado, mas outras fontes vão na mesma direção. Segundo o World Prison Population List, da ONG inglesa International Center for Prison Studies, nos Estados Unidos a taxa é de 716 prisioneiros por 100 mil habitantes – metade dos 222 países da lista tem média inferior a 150 por 100 mil.

Outro levantamento mostra que os países da Europa tinham, em média, 133,5 presos por 100 mil cidadãos em 2013; nos EUA, a proporção era de 478 por 100 mil; no vizinho Canadá, de 188.

Boi no mar

Um contêiner carregado de carne bovina in natura da JBS zarpou sexta-feira passada do Porto Itapoá, no Norte de Santa Catarina, com destino a Philadelphia, na Pensilvânia. Trata-se do primeiro embarque de carga bovina in natura após 17 anos de negociações entre o Brasil e os Estados Unidos.

Com o acordo firmado entre os dois países, deverão ser embarcados mensalmente pelo Porto Itapoá 3 mil toneladas de carne bovina para os Estados Unidos. Em maio do ano passado, com um acordo semelhante firmado entre Brasil e China, Itapoá já havia sido pioneiro na retomada do embarque de carne bovina para aquele país asiático.

Barão da Marinha

Nesta última semana de setembro, a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra o Dia Marítimo Mundial, criado em 1978. O tema do evento este ano será “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”. A Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, vai comemorar a data nesta terça-feira, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga). A cerimônia homenageará o patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

Massacre

Completaram-se, nesta segunda, dois anos do assassinato de 43 estudantes em Ayotzinapa, México, sem qualquer solução quanto aos autores do crime.

Rápidas

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade do Rio (CRCRJ) realizará, em 27 de outubro, seminário para apresentar o Observatório Social (OS) aos cidadãos do Rio de Janeiro. O OS é um espaço aberto à sociedade, com o intuito de exercer a cidadania por meio da fiscalização em relação à transparência e à qualidade na aplicação de recursos públicos. O evento acontecerá no Auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na Rua da Candelária, 9, no Centro, de 13h30 às 17h30. Inscrições: www.crc.org.br *** Na próxima quinta-feira, começa o XII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, promovido pela VP – Centro de Nutrição Funcional, no Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca) *** A Associação Nacional de Jornais entrega o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2016 nesta quarta-feira, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Serão agraciados são o jornal Gazeta do Povo e cinco de seus profissionais que sofrem assédio judicial de magistrados do Paraná *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) e o Espaço Jabuti realizam o circuito de palestras “Direito e Meio Ambiente – Questões atuais”, nestas terça e quinta-feira, a partir das 19 horas, na sede da entidade (Rua Álvares Penteado, 151 – Centro). Inscrições: www.espacojabuti.com.br/eventos *** As centrais sindicais se reunirão nesta terça-feira, a partir de 9h, com Sandro Mabel, assessor especial do presidente da República, e com o ministro da Indústria, Marcos Pereira. É a primeira reunião do Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo *** Pelo segundo ano consecutivo, a nova/sb é escolhida Agência do Ano pelo Prêmio Colunistas de Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui