O faturamento médio das pequenas e médias empresas (PMEs) nas lojas físicas da semana do Dia dos Pais dentro da base de clientes do Bling, sistema de gestão virtual do grupo Locaweb, aumentou 28,9% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado com crescimento de 36,33% no número de notas fiscais emitidas. Já no varejo eletrônico, a data teve faturamento médio 2,37% maior e o número de notas fiscais emitidas cresceu 22,22%. “Esse resultado já era previsto e estamos satisfeitos com o fato da economia estar dando sinais de melhora. Isso cria boas perspectivas para os nossos clientes nas vendas das próximas datas comemorativas”, afirma Marcelo Navarini, COO do Bling.
A melhor performance no comércio físico se deve ao aumento gradual da economia impulsionada pela vacinação, que fez com que a população se sentisse um pouco mais confortável a fazer compras este ano. No entanto, o tíquete médio no comércio físico caiu 6,18% e, no eletrônico, 14%.
O gradativo crescimento do varejo, desde o início da pandemia, trouxe um incremento significativo das vendas nesta temporada de Dia dos Pais. De acordo com dados da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel, as compras para a data contaram com um crescimento de 171% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Dito realizou um levantamento das compras efetuadas entre os dias 18 de julho a 8 de agosto de 2020 e 17 de julho a 7 de agosto de 2021 com 114 marcas dos segmentos de vestuário, calçados, acessórios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, alimentos e presentes. A partir dessa análise, o levantamento ainda indicou um aumento de 407% em receita na comparação com o Dia dos Pais do ano passado. Além disso, este ano, 76% da receita foi originada por pessoas que já tinham contato com as marcas, um aumento de 9% em comparação com 2020.
“Além da gradativa retomada do comércio físico e do sucesso das vendas online, acreditamos que o bom desempenho esperado para este Dia dos Pais se deve às estratégias de retenção. Isso porque nossos dados mostram que mais de 44% das compras feitas para a data foram efetuadas por clientes que já mantinham algum nível de contato com as marcas, sendo estes os responsáveis por mais de 70% da receita obtida do período. Logo, não é exagero dizer que para alcançar bons resultados é preciso investir em relacionamento. Afinal, essa ainda é a melhor maneira para saber quando, como e onde impactar os consumidores da maneira certa”, afirma Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito.
Leia também: