País já tem mais de 52 milhões de cães, segundo o IBGE

Para Instituto, cerca de 44% dos domicílios têm cães; já de acordo com o Instituto Pet Brasil, país conta mais de 139 milhões de pets.

Conjuntura / 15:07 - 21 de mai de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil cerca de 44% dos domicílios têm cães, já são mais de 52 milhões deles. Por sua vez, de acordo com o censo do Instituto Pet Brasil, o país contabiliza mais de 139 milhões de animais domésticos.

Embora tenha sido relatado o caso de um cão que foi infectado e testou positivo para esse vírus na China, a OMS e a WSAVA afirmam que até o momento não há evidências de que os animais de estimação possam adoecer e transmitir a Covid-19. Portanto, conforme orientação das autoridades de saúde em quase todo o mundo, apesar da necessidade de isolamento, os passeios com os animais e o funcionamento de pet shops estão autorizados.

Os cães sem raça definida (SRD) são maioria no Brasil e, atualmente, aparecem como o animal favorito dos brasileiros em diferentes censos. Devido a mistura genética, esses cães apresentam uma gama variada de tamanhos, cores e habilidades. Ainda assim, em 2019, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) realizou 120.651 registros de cães de raça no país.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor