Os países-membros do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (SGPC, ou GSTP na sigla em inglês, mais conhecida) respondem por 20,5% das importações globais de bens – cerca de US$ 5 trilhões em demanda, em um mercado combinado de US$ 18 trilhões.
O GSTP, criado pelo bloco de nações em desenvolvimento do G77 no âmbito da Unctad (órgão das Nações Unidas para comércio e desenvolvimento), visa aumentar o comércio Sul-Sul por meio de reduções tarifárias preferenciais, incluindo medidas não tarifárias e negociações de acordos setoriais.
O acordo está em vigor desde 1989, abrangendo 42 países em desenvolvimento na África, Ásia e América Latina. O Brasil faz parte, com adesão do Mercosul em bloco. Também integram, entre outros: Argélia, Bolívia, Chile, Cuba, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Equador, Egito, Índia, Indonésia, Irã, Malásia, México, Nigéria, Filipinas, Tailândia e Vietnã.
“Em resposta à crescente ameaça da imprevisibilidade da política comercial, é nossa responsabilidade coletiva usar todas as ferramentas disponíveis para construir previsibilidade, inclusão, resiliência e confiança no comércio”, afirmou na reunião do Comitê de Participantes, em setembro, Luz Maria de la Mora, diretora de comércio internacional e commodities da Unctad.
A Reunião Ministerial do GSTP está agendada para 22 de outubro, na Suíça, durante a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad16), onde 195 Estados-membros se reunirão para reimaginar um caminho mais amplo para o desenvolvimento por meio de facilitadores-chave, incluindo o comércio. O GSTP também estará em destaque no Fórum de Cooperação Sul-Sul, em 23 de outubro.
LEIA TAMBÉM:
Comércio Sul-Sul avança mais rápido que trocas globais | Monitor Mercantil
É o custo dos alimentos, …
Duas pesquisas explicam, mais que outros fatores, a melhora de Lula… nas pesquisas: cesta básica mais barata em 22 capitais (Dieese) e 81% que avaliaram que os preços “aumentaram muito ou aumentaram”, ante 89% em março, o maior da série histórica (Febraban).
Rápidas
A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) finaliza nesta quinta-feira o III Fórum Rio Empreendedor, iniciado ontem, debatendo soluções para problemas e valorizando as qualidades do estado *** Neste sábado, a escritora Isa Colli lança seu 3º romance adulto, Alice: amor, perda e renascimento, no YouTube da Colli Books *** A mostra Chaplin, em cartaz no CCBB RJ, realiza o debate “A importância de Chaplin na história do cinema e o reflexo da obra do mestre na atualidade”, nesta quinta-feira, 19h, com a cineasta Barbara Kahane e o professor Rafael de Luna *** A Associação Israelita Fortunée de Picciotto, entidade filantrópica dedicada ao atendimento odontológico e oftalmológico, realizará nesta quinta-feira festa em celebração ao Dia das Crianças em sua sede, no Bom Retiro (SP), com recreação e consulta odontológica gratuita *** Neste sábado e domingo, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, recebe “O Fuxico – Dia das Crianças”, das 12h às 20h *** Neste sábado, a escola bilíngue MiniMe realiza oficinas gratuitas, com sessões de 30 minutos, entre 9h e 13h, na Barra da Tijuca (RJ), abertas a crianças de todas as idades *** Até sexta-feira, o Colégio Objetivo DF realiza a Gincana da Alegria, em comemoração ao Dia das Crianças *** Viviane Fernandes assume novo biênio na diretoria da Abav-RJ.
















