“O PSOL se preocupa com a crescente pauta conservadora introduzida pela aliança PSDB-DEM, querendo reduzir o debate a temas religiosos e falsos moralismos, bloqueando assim os grandes temas de interesse do país. Por outro lado, esta pauta leva a candidatura de Dilma a assumir posição ainda mais conservadora, abrindo mão de pontos progressivos de seu programa de governo e reagindo dentro do campo de idéias conservadoras e não contra ele.” É assim que a Executiva Nacional do PSOL analisa o segundo turno das eleições. Pesando uma e outra candidatura, decidiu por “nenhum voto em Serra”. Mas, ao mesmo tempo em que afirma não aderir à campanha Dilma, recomenda à militância voto nulo/branco ou voto em Dilma.
Um cá, outro lá
O candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, recomenda a seus pouco mais de 1 milhão de eleitores o voto nulo. Por seu lado, o deputado federal Chico Alencar, do Rio de Janeiro, reeleito com pouco mais de 240 mil votos, optou pelo “voto crítico” em Dilma Roussef.
Pré-sal
O tucano David Zylbersztajn, principal assessor de Serra na área de energia, continua onde sempre esteve. Nunca é demais lembrar que, ao tomar posse na ANP, no Governo FH, foi autor da célebre frase, dita aos executivos de multinacionais: “O petróleo é vosso!”.
O 34º
O salvamento exitoso dos 33 mineiros da mina de São José também ajudou a resgatar parte da popularidade perdida do presidente do Chile, Sebastián Piñera. Apenas seis meses depois de tomar posse, em março, Piñera, um fanático defensor dos cortes de gastos públicos e das privatizações, já experimentava forte desidratação nos índices de popularidade.
Maioridade
O monumento mais visitado de Brasília, o Templo da Boa Vontade, que recebe mais de 1 milhão de turistas do Brasil e do exterior, completa 21 anos dia 21 próximo.
Economia
Se encerram no próximo dia 31 as inscrições para o Prêmio CNH de Jornalismo. Organizado pela CNH Latin América, fabricante de equipamentos agrícolas e para construção do grupo Fiat, o prêmio distribuirá, no total, R$ 35 mil às três melhores reportagens impressas e publicadas em português sobre a economia brasileira, no período de 1 de novembro de 2009 a 31 de outubro de 2010. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.premiocnh.com.br ou enviados para Idéia Comunicação Empresarial – Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, à Rua Marília de Dirceu 226/8º andar – CEP: 30170/090, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Cara certo
A observação é de um gozador de plantão, a propósito da agenda fundamentalista que domina a campanha eleitoral: “Pelo visto, o candidato que deveria ter ido ao segundo turno era o José Eymael, um democrata-cristão.”