Palpite

O deputado Antônio Delfim Netto (PP-SP), ex-ministro da Fazenda e do Planejamento nos governos Médici e Figueiredo, mantém seu consagrado estilo irônico. Ao comentar as declarações de Paul Volcker, ex-presidente do Fed – que afirmou que o Brasil ainda tem uma economia instável e por isso não pode abrir mão do FMI -, Delfim afirmou que Volcker precisa conhecer um pouco melhor o Brasil. “Foi uma declaração, como tantas outras, de quem visita o Brasil por 12 horas e já dá seus remédios.”

Vingança petista
Depois de reafirmar seu voto contrário ao pacote da Previdência, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) cobra da cúpula petista uma definição imediata sobre seu futuro partidário. A senadora teme que, em represália à sua atuação, a direção do partido empurre a decisão sobre sua expulsão da agremiação para depois de setembro, mês em que se esgota o prazo para os interessados em disputar as eleições municipais de 2004 se filiarem a um partido. “Se querem me expulsar, que me expulsem logo. Respeitem pelo menos o povo de Maceió, que quer votar em mim, nas eleições municipais de 2004”, teria declarado a senadora, segundo o sítio Primeira Leitura (www.primeiraleitura.com.br), ligado ao tucanato.

Ricupero
O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas Sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), Rubens Ricupero, faz hoje a palestra “Brasil: Competitividade e Desenvolvimento – O que se deve fazer para melhorar o desempenho exportador”. Às 9h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Própria sorte
Continua a violência em Botafogo, Zona Sul do Rio, nas ruas próximas à Voluntários da Pátria. A gerente da Central de Exames do Pró-Cardíaco, Anete Bastos, foi abordada anteontem na porta do banco Itaú, assaltada e agredida na Rua Sorocaba. Há pouco mais de um mês, uma funcionária da Dataprev foi assassinada na região, quando ia fazer depósito na agência bancária que fica no interior da estatal.

Filtro jurídico
O Tribunal Superior do Trabalho disponibilizou em sua página na Internet (www.tst.gov.br) os textos de 57 novas Orientações Jurisprudenciais (OJs), normas jurídicas que, segundo a assessoria do tribunal, têm ajudado a filtrar a subida desenfreada de recursos à instância superior da Justiça do Trabalho. Entre os destaques as orientações a que prevê que a realização de perícia é obrigatória para a verificação de insalubridade e a que afirma que a exposição eventual do trabalhador ao agente perigoso, dado por tempo extremamente reduzido, não gera direito a adicional de periculosidade.

Radar
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado realiza em Brasília hoje, às 10h, audiência pública para discutir os rumos da Varig e proposta de fusão com a TAM.

A maior
Analisar as novas regras para a comercialização de energia é tarefa do gerente de Suprimento de Energia da AES Eletropaulo, Ricardo Cyrino, hoje, no 4º Encontro de Negócios de Energia, evento organizado pela Fiesp que começou ontem, no Novotel Center Norte. Amanhã é a vez do gerente de Produtos e Comercialização da empresa, João Carlos Guimarães, que irá apresentar soluções para clientes corporativos da “maior compradora e vendedora de energia do país”. A AES, desde o início do ano, está em débito com o BNDES.

Ronda
A Legião da Boa Vontade comemora 41 anos da Ronda da Caridade, marcada pela distribuição da “Sopa dos Pobres”. A comemoração será no Rio de Janeiro, dia 1 de setembro, no Centro Social Vale do Scol (Nova Itaoca – Del Castilho – RJ).

Viúvas
Alguns “jornalões” fazem questão de não perceber que a época da “privataria” no BNDES acabou. Inclusive jornais que pertencem a grupos que estão “pendurados” no banco estatal e insistem em acusar a nova gestão de recriar o “hospital de empresas”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorImagem
Próximo artigoDesigualdade

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.