Pandas gigantes, um sinal dourado do ecoturismo de Sichuan

Parque Nacional do Panda Gigante em Sichuan: a conservação dos pandas e descubra uma rica biodiversidade com o ecoturismo. Por Wang Yongzhan.

103
Bandas Gigantes em Sichuan enaltece ecoturismo

Em Sichuan, é possível explorar o Parque Nacional do Panda Gigante para observar essas criaturas adoráveis em seu habitat natural. Além disso, as bases de pesquisa dedicadas à criação de pandas gigantes são o lugar perfeito para obter insights sobre os comportamentos desses animais e os esforços de conservação.

Sichuan também oferece oportunidades para descobrir espécies de plantas recém-identificadas, diversas outras espécies de plantas e animais acompanhantes, além de atividades educacionais naturais envolventes.

Desde o início de 2024, Sichuan lançou novas rotas de ecoturismo que conectam vários pontos-chave, incluindo a Base de Pesquisa de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, a Reserva Natural Nacional de Wolong e a Reserva Natural Nacional de Wanglang, no Parque Nacional do Panda Gigante, proporcionando aos visitantes uma experiência única.

A Base de Pesquisa de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu está sempre lotada. Em frente a um painel de exposição com tema de pandas, no primeiro andar do prédio de escritórios, os visitantes costumam ser vistos lendo e aprendendo sobre os hábitos de vida desses animais.

Espaço Publicitáriocnseg

O Parque Nacional do Panda Gigante é uma importante base de pesquisa e conservação da espécie. Nos últimos anos, a área de Wolong do parque atraiu mais visitantes devido a descobertas fascinantes, como avistamentos de pandas selvagens e a identificação de novas espécies de plantas.

Os visitantes podem assistir a filmagens ao vivo de pandas selvagens capturadas pelas câmeras de monitoramento do parque em telas grandes. Com a ajuda de redes locais e transmissão de ondas ultracurtas, juntamente com a tecnologia de reconhecimento de “rosto de panda”, imagens em tempo real desses animais agora estão disponíveis, contribuindo significativamente para o entendimento de suas condições de vida.

Com mochila nas costas e bastões de caminhada nas mãos, o guarda-florestal Luo Chunping reuniu sua equipe e partiu de uma estação de proteção, dirigindo-se a uma trilha de monitoramento fixa dentro da área de Wanglang, no Parque Nacional do Panda Gigante.

Além dos pandas, a área de Wanglang abriga 72 espécies de mamíferos de grande e médio porte e mais de 280 espécies de pássaros, muitas das quais estão sob proteção em nível nacional.

“No verão, os visitantes gostam de rastrear e fotografar plantas e animais, enquanto, no inverno, vêm para apreciar a vista da neve e aprender sobre como os animais sobrevivem ao frio”, disse Luo.

Graças a inúmeros esforços de conservação, o Parque Nacional do Panda Gigante abriga uma rica diversidade de plantas e animais. O efeito de “espécie guarda-chuva” do panda é especialmente proeminente. Esse termo se refere ao fato de que proteger uma espécie com necessidades específicas de habitat, como o panda, também preserva o ecossistema mais amplo, beneficiando muitas outras espécies. Ao proteger os pandas e seus habitats, mais de 10 mil espécies acompanhantes, como macacos de nariz arrebitado, leopardos-das-neves e teixos chineses, também são preservadas.

Não muito tempo atrás, uma mulher de sobrenome Lin visitou o centro de educação sobre a natureza na área de Wanglang. Ela se maravilhou com a base ecológica da região, a rede de monitoramento dinâmico da Montanha Minshan e as filmagens em tempo real do monitoramento de pandas selvagens.

“É minha primeira vez em Wanglang, e aprendi muito”, disse ela.

Na ocasião, Lin visitou a parcela de amostragem permanente nacional da Montanha Minshan, onde um guia de áudio explicou o ambiente, a composição das espécies, a estrutura da comunidade e a biomassa das pequenas unidades que compõem a floresta.

“Com o guia de áudio e a sinalização informativa, mesmo sendo minha primeira visita, adquiri um profundo entendimento das plantas e animais daqui”, disse Lin. Ela participou de um tour educacional com o tema “Dando um Check-Up na Floresta Primitiva”, que permitiu aos visitantes se envolverem em estudos e pesquisas ambientais.

Com 16 rotas de turismo diferentes e 18 temas educacionais distintos, a experiência de educação natural no parque tornou-se ainda mais refinada. O parque dividiu suas rotas educacionais em quatro categorias, como observacionais e baseadas em pesquisa, para atender visitantes de todas as idades.

O público não apenas pode participar do ecoturismo, mas também receber uma educação natural abrangente. As experiências educacionais do Parque Nacional do Panda Gigante continuam evoluindo.

“Estabelecemos uma aliança de educação natural do Parque Nacional do Panda Gigante, além de duas escolas principais de educação natural e 14 filiais nos condados de Pingwu e Wenchuan. Mais de 1.000 pessoas receberam treinamento, e a equipe de guias agora conta com 500 membros”, disse Zhang Liming, um funcionário da administração florestal e de pastagens da província de Sichuan.

Segundo Zhang, o número de participantes em programas de educação natural na seção de Sichuan do Parque Nacional do Panda Gigante ultrapassou 4,4 milhões no ano passado.

Wang Yongzhan, Diário do Povo

*Projeto especial Monitor Mercantil – Diário do Povo

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui