Papai Noel seletivo

Em dobradinha com o ministro da Defesa, Nelson Jobim – numa atitude que os defensores da independência dos Poderes poderiam apontar como influência indevida – a Justiça do Trabalho agiu com a rapidez de um raio para intimidar os sindicatos de aeroviários e aeronautas, visando a abortar qualquer movimento grevista durante os festejos de fim de ano. A mesma agilidade precisa ser mostrada agora por Jobim e pela Anac, para obrigar as aéreas a cumprirem seus deveres com os passageiros. Afinal, respeito ao cidadão e ao consumidor não pode se esgotar numa boa ação natalina.

Na ponta
A inclusão apenas de Xangai como representativa da China no exame de educação Pisa, da OCDE, deixou encoberto o impressionante avanço chinês. Para fazer uma avaliação mais justa, se compararmos os alunos de Xangai com os do Distrito Federal (a unidade brasileira com melhor desempenho no Enad), a diferença é de 175 pontos. Ninguém duvida ser uma questão de tempo o resultado se espalhar pelo resto da China.

Fornecedores
Mais de 70% do crescimento sul-americano este ano é devido à demanda de países emergentes (China e Índia), estima Jorge Castro, analista e ex-ministro argentino, em artigo no jornal El Clarín do domingo. Na América do Sul a economia está sendo puxada pela exportação de commodities (agrícolas, minerais e energia), que tiveram extraordinária melhora em termos de intercâmbio. A região vai crescer 6,6% em 2010, segundo previsão da Cepal.

Colaboração no espaço
O centro estatal russo de mísseis Makeev pretende participar, em 2011, do desenvolvimento do projeto preliminar de mísseis VLS-Alfa para o lançamento de astronaves a partir da base de Alcântara, no Brasil. Especialistas russos ajudam os brasileiros a elevar a viabilidade e a segurança do míssil VLS-1. Poderiam colaborar também com a prevenção de sabotagens.

Só em 2012
A Rússia só retornará ao nível anterior à crise de 2008 no primeiro semestre de 2012, quando o PIB deverá crescer 3,8%. Segundo o primeiro-ministro Vladimir Putin, a produção agrícola no país vai diminuir 9,9% devido à seca.

Vôo indiano
Enquanto o Brasil discute que caça comprar e como obter transferência de tecnologia, Rússia e Índia assinaram contrato para desenvolvimento conjunto de um caça da quinta geração. “Esse projeto russo-indiano vai garantir o desenvolvimento tecnológico da indústria aeronáutica dos dois países”, declarou o presidente da holding Sukhoi, Mikhail Pogossian.
O caça deve realizar o primeiro vôo dentro de cinco anos.

Lanterna
Uma empresa tem, em média, no mundo, uma carga tributária de 47,8%, gasta 282 horas no ano para este cálculo, e faz 30 pagamentos anuais. No Brasil, a carga tributária é de 68,8%. Mas o que chama a atenção é o número de horas necessárias para cumprir a burocracia tributária: 2.600, nove vezes maior do que a média mundial. Isso coloca o país no 183º – e último – lugar do ranking de burocracia tributária elaborado pela PricewaterhouseCoopers (PwC).
O estudo (disponível em http://www.pwc.com/gx/en/paying-taxes/pdf/paying-taxes-2011.pdf) mostra a carga tributária (impostos, contribuições trabalhistas, impostos em consumo etc.), em função do lucro bruto; o tempo gasto, em horas por ano, no cálculo dos tributos; e a quantidade de pagamentos necessária para quitar os tributos.

Direito empresarial
Luiz Felipe Mallmann de Magalhães, advogado com larga experiência na área penal empresarial (em casos sobre o sistema financeiro nacional, “lavagem” de dinheiro, improbidade administrativa, entre outros), membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB, ingressa no escritório Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados, para ser o vice-presidente, na sua área de especialização.

Artigo anteriorDinheiro tem
Próximo artigoPrimeira tungada?
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Água, saneamento e crescimento para todos

Há pouco tempo para implantação das metas do novo marco legal.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.

Abbas recebe credenciais de embaixador brasileiro

Diplomata Alessandro Candeas entregou nesta semana suas credenciais ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.