Papelão

Fiel à política de guarda-livro da política econômica, o BNDES radicalizou sua contribuição ao aumento do superávit primário (receitas menos despesas exceto gastos com juros) da União. Na sede do banco, no Rio, está faltando até papel higiênico. Quem quiser usar, que traga de casa.

Anti-Ciro
Os jornais que ainda batem na tecla do “efeito Lula” para justificar o tombo do real diante do dólar – tese devidamente desmitificada ontem pela Sobeet, em manchete aqui no MM – devem uma explicação aos seus incautos leitores. Pesquisa do Vox Populi divulgada no final da noite de segunda-feira mostrava estabilidade de Lula (menos dois pontos percentuais) e Serra (um ponto a mais); a única alteração significativa era de Ciro Gomes, que cresceu sete pontos percentuais. Como terça e ontem foram registradas novas altas do dólar e do risco Brasil, a única conclusão possível para esses jornais é que o mercado também teme uma vitória de Ciro Gomes.

Ibope em baixa
Envolvido em três CPIs no Congresso Nacional – duas sobre futebol e uma sobre a atuação dos institutos de pesquisa – o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, vê aumentar os questionamentos contra ele também dentro de casa. Cansada do continuísmo e dos parcos resultados do grupo de Montenegro, a oposição do Botafogo acaba de se unir em torno da candidatura do eterno craque Nilton Santos. Reunidos em torno do G-5, os principais grupos de oposição do clube – Mitob, Carlito Rocha, Glorioso, G-10 e MMA – prometem marchar unidos para as eleições do conselho deliberativo responsável pela escolha do futuro presidente. O candidato da situação deve ser Alberto Macedo. Institutos de pesquisa mais cautelosos não arriscam palpites.

Vidraça
Uma das principais unidades de medida usada pelos players mundiais para avaliar se continuarão recebendo seus dólares em dia, o risco país pode estar por um fio. Criador do índice mais badalado do ramo, o J.P. Morgan Chase está a caminho de se tornar réu nos Estados Unidos, por iniciativa de 11 seguradoras que se recusam a reembolsar o Morgan por suposto prejuízo de US$ 1 bilhão que o banco teria tido com a falência da Enron. As seguradoras acusam o Morgan de ocultar que a empresa se encontrava em dificuldade e de realizar operações superfaturando valores a receber da própria Enron.

Virtual
Legal no nome, antiga na prática. A 13ª DP (Posto 6) do Rio continua na era da pedra lascada. Ontem uma testemunha levou duas horas para concluir seu depoimento porque, entre outros motivos, o sistema de informática da delegacia passa boa parte do tempo fora do ar. Além disso, a ausência de uma máquina de xerox e de um funcionário para fazer esse serviço externamente obrigou a própria testemunha a tirar e pagar pela cópia de um documento a ser anexado a seu depoimento.

Adeus às ilusões
Além de ver desmentida pela nova alta do dólar a crença ingênua de que pronunciamentos capitulacionistas gerem outras coisas senão mais exigências de capitulação, Lula tem na megaoperação de espionagem sofrida por militantes do PT em Santo André mais uma advertência de que o candidato do status quo tem nome e sobrenome e não é, nem será, Luiz nem Silva.

Replay
O desmascaramento da ação de arapongas contra militantes do PT, não deixa dúvidas: João Francisco Daniel, o irmão do falecido prefeito de Santo André Celso Daniel, é a Mirian de calças do tucanato.

Replay – 2
Os supostos atentados no Rio de Janeiro, tão bem abordados por Janio de Freitas na coluna aqui ao lado, na terça-feira, também podem ser colocados na conta anti-PT dos meios de comunicação.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior
Próximo artigoEstagnação no campo

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Mercados operam mistos no exterior

No Brasil haverá resposta ao Copom.

Elevação na Selic deve repercutir no mercado

EUA: divulgação de PIB do terceiro trimestre e balanços de grandes empresas são o foco das atenções no cenário internacional.

TSE forma maioria contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

PT, PCdoB e PROS pedem cassação da chapa por cometimento de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

IGP-M acumula inflação de 21,73% em 12 meses

Alta da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado.

Mirando agora na PEC dos Precatórios

Ultrapassada a decisão do Copom, investidores vão mirar na avaliação da PEC cheia de 'jabutis' que ainda não foram retirados.