Papelão

96

Tradicional indicador da atividade da economia, o setor de papelão ondulado – considerado a embalagem das embalagens – acumula, nos primeiros quatro meses de 2002, vendas (de 587,8 mil toneladas) apenas 0,8% maiores que no mesmo período do ano passado. Os números de abril, porém, deixaram os fabricantes otimistas. Ao contrário do restante da indústria, o setor registrou crescimento de 6% nas vendas, em relação abril de 2001, somando 156,8 mil toneladas, superando o resultado de março em 2,3 %. Os dados são do acompanhamento mensal feito pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O presidente da entidade, Paulo Sérgio Peres, está otimista em relação ao crescimento: “Devemos lembrar que de abril a setembro o ano de 2001 apresentou desempenho muito fraco.”

Transgênico eleitoral
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) identificou um processo de inchaço dos números do Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre a reforma agrária. Segundo o MST, somente ano passado, o ministério inflou em 14% seu balanço anual com os números oriundos das superintendências estaduais do Incra. No Espírito Santo, o aumento teria chegado a 67% e, em Sergipe, a 68%.
Em 2000, segundo o MST, a maquiagem teria sido ainda maior, atingindo 48% do total apresentado pelo ministério. Embora o ministério assegure ter assentado 108.986 famílias naquele ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do Ministério do Planejamento, constatou apenas 36.061 famílias assentadas. O MST suspeita ainda que, embora os inscritos não tenham visto a cor da terra prometida, os nomes dos que se cadastraram nos Correios para receber seu lote estariam inflando as estatísticas do ministério.

Anabolizado
As críticas do MST à gestão Raul Jungmann à frente do ministério, aqui acolhidas por critérios democráticos, no entanto, enfrentam batalha desigual na luta pelo apoio à opinião pública. Apenas em 2001, os gastos de Jungmann com a propaganda cresceram 31%, alcançando R$ 8,63 milhões. Em 2000, os gastos com a mesma finalidade já haviam engordado 66% em comparação com o ano anterior.

Saturnino no PT
O senador Roberto Saturnino Braga formaliza, hoje, seu ingresso no PT. Sem partido desde que deixou o PSB por discordar da pré-candidatura de Garotinho à presidência da República, Saturnino será recepcionado, no Restaurante do Senadores, no anexo II do Senado, onde ocorrerá a cerimônia, pelo presidente de honra do PT, Luís Inácio Lula da Silva, além de deputados, senadores e prefeitos do partido.

Espaço Publicitáriocnseg

Violência na Câmara
O deputado federal Orlando Fantazzini (PT-SP), membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, apresenta nos próximos dias projeto de lei propondo a criação do Sistema Nacional de Proteção às Vítimas da Violência. A proposta será debatida durante a VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada entre amanhã e sexta-feira, na Câmara, e deve contar com a participação de cerca de 600 organizações públicas e sociais. As conclusões do encontro serão encaminhadas a todos os candidatos a presidente da República e a governador.

Selvagem
Herdeira da Telesp, a Telefônica informa que cerca de 20% dos orelhões de São Paulo são danificados por vândalos, obrigando a companhia a gastos extras para conserto. Segundo a empresa, nas áreas indígenas nas quais foram instalados orelhões o percentual de aparelhos danificados por vandalismo é de 0%. Embora a comparação em números absolutos seja desproporcional, os dados devem estimular conceitos menos etnocêntricos sobre educação.

Pelo telefone
Quem precisar de informação pelo telefone da Sul América deve antes tomar duas jarras de maracujá, se natureba, ou uma caixa de Lexotan, se alotapa fanático. Em contraste com o eficiente serviço oferecido pelo seu 0800, a central telefônica da empresa não tem linhas suficientes para permitir a simples conclusão de uma ligação dos clientes que não termine em sinal de ocupado ou chamada de espera por looongooos minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui