O Mercado Pago – banco digital do Grupo Mercado Livre – realizou um levantamento que apurou o impacto do Programa Desenrola Brasil para pessoas físicas, que termina no próximo dia 20 de maio. Segundo os dados, 20% dos entrevistados renegociaram dívidas com o programa do Governo Federal recentemente.
“Acreditamos desde o início no potencial do Desenrola e os dados mostram como o programa foi bem aceito pelos brasileiros, ajudando muitas pessoas a limparem o nome”, afirma Fernanda Laranja, gerente sênior de Políticas Públicas do Mercado Pago.
Maioria dos entrevistados afirmam que juros altos é a maior dificuldade para sair das dívidas
De acordo com a pesquisa, para 27% dos brasileiros a falta de organização e planejamento financeiro é a maior dificuldade para sair das dívidas, já 15% responderam que são os problemas de negociação com os credores e, para 12% dos entrevistados, a maior dificuldade é o desemprego, além de outros imprevistos financeiros.
“Programas como o Desenrola são de grande importância para a sociedade, pois ajudam os brasileiros a conseguirem redução de juros para quitação dos seus débitos. A pesquisa mostra que para 46% deles os juros altos ainda são a principal dificuldade para sair das dívidas”, destaca a executiva.
Mais crédito em 2024
O levantamento do Mercado Pago ainda pesquisou a principal causa para o brasileiro tomar crédito neste ano. De acordo com os dados, 34% deles pretende pedir crédito para lidar com alguma emergência, já 15% para quitar dívidas, dar entrada em um imóvel e gastos com estudos aparecem empatados com 10%, reforma de casa e compra de carro vem logo em seguida com 8% das respostas. 6% não pretendem pedir crédito em 2024.
“Segundo os números, 35% dos brasileiros buscam condições especiais na hora de solicitar crédito, mostrando que boas ofertas de pagamento são cruciais quando o assunto é crédito”, afirma Fernanda Laranja. A pesquisa ainda revela que 31% procuram liberação rápida, 15% transparência em relação ao quanto vão pagar e 11% juros atrativos.
O levantamento foi realizado no final de abril, com 1.600 usuários do Mercado Pago. A maioria dos respondentes têm entre 18 a 29 anos (52%) e o restante (48%) têm 30 anos ou mais.