Para Aepet, venda da SIX é ideológica

429
Usina de Xisto SIX (foto de Rogério Reis, Agência Petrobras)
Usina de Xisto SIX (foto de Rogério Reis, Agência Petrobras)

A venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), da Petrobras, para empresa canadense Forbes & Manhattan Resources, por US$ 33 milhões, “destrói valor da estatal com redução de ativos lucrativos, reduz fluxo de caixa, não tem qualquer impacto na dívida da companhia e apresenta grande risco de aumento da dívida devido aos passivos ambientais identificados e não identificados”, informa a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) em texto que será publicado nesta quinta-feira.

“É decisão ideológica, sem aderência ao plano estratégico de desinvestimento da Petrobras, voltada para desintegração da cadeia produtiva vertical e de seu enfraquecimento no futuro”, analisa a entidade.

A Aepet atesta que a SIX é totalmente integrada e age verticalizada com as demais unidades da Petrobras, com alta rentabilidade econômica, alcançada por ser a SIX extremamente dependente do volume de borra oleosa, proveniente de tancagem de outras unidades, e do processamento da nafta de xisto, atualmente pela Repar. Os balanços dos últimos cinco anos mostram uma receita média anual de US$ 74 milhões.

A entidade levanta 6 questões sobre a venda, entra elas se as avaliações de valor foram feitas levando em contas a verticalização ou considerando a SIX como uma unidade independente e se os conselheiros levaram em conta que os investimentos necessários para processamento da borra oleosa nas refinarias da Petrobras serão maiores que o preço de venda da SIX.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Antigo normal

O presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), Marcelo Buhatem, aplaude a retomada de julgamento presencial pelo STF. Para Buhatem, o retorno ao plenário veio em boa hora, pois deve estimular que outras esferas do Judiciário voltem à rotina de antes da pandemia. Ele avalia que principalmente em comarcas pequenas e de difícil acesso, a presença física do juiz é um emblema importante para garantia da Justiça.

 

Opcional obrigatório

Usar o Pix é uma opção do cliente; só que não. Mesmo sem cadastrar as chaves, um correntista de banco pode fazer e receber transferências via sistema do Banco Central. Risco no mundo real de sequestros-relâmpagos e de controle da vida financeira pelo BC.

 

Rápidas

A exposição Mulheres e Deusas Lu Valença é uma oportunidade para conhecer de perto o valor da beleza feminina. Com curadoria de Bayard Boiteux e de Ana Botafogo, será o 1º evento que a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ fará de forma presencial após a pandemia. Visitas só por agendamento: [email protected] *** Nesta sexta, às 17h, a Biblioteca Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), lança a exposição O Domador de Sonhos: 80 anos de Maximiano Campos, que marca a celebração de aniversário de nascimento do escritor (1941–1998) com 17 títulos publicados *** A Revista Justiça & Cidadania de novembro traz a cobertura da 30ª edição da entrega do Troféu Dom Quixote e Sancho Pança, evento que também homenageou o centenário do jornalista Orpheu Salles *** A ClarkeModet Brasil abordará “Propriedade Intelectual no setor artístico” em webinário organizado pela Unicamp, nesta quinta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui