Para poucos

Pesquisa publicada pelo Financial Times mostra uma crescente oposição à “globalização” nas populações de seis das principais economias do Ocidente (Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e EUA). Segundo relato do boletim eletrônico Resenha Estratégica, a pesquisa, feita com mil pessoas, mostra que a maioria acredita que a globalização é negativa para seu país. Apenas um em cada quatro entrevistados, na maioria dos países, vê resultados positivos; nos EUA, a proporção é de um em cada três.
Segundo o FT, a grande maioria, nos EUA e na Europa, quer uma taxação maior para os ricos e, até mesmo, limites para os pagamentos dos executivos de empresas, para contrapor ao que acreditam ser recompensas injustificadas.

Rodapé
Terminado o Pan, a violência volta a ganhar destaque na mídia carioca. Ou seja, os mesmos crimes que, no período de cadernos especiais sobre o evento,  bancados por gordos patrocínios, foram confinados a rodapés de página voltam às manchetes e ao noticiário televisivo. A isso, alguns jornalistas chamam de fim da sensação de tranquilidade.

Abandono
Um leitor desta coluna contou uma dúzia de menores em situação de abandono, atuando como pedintes, quando andava por cinco quarteirões do bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, entre as ruas Real Grandeza e 19 de Fevereiro. Não seria difícil para o prefeito Cesar Maia – se deixar por um minuto de lado o mundo virtual e o softbol – ver o problema: a sede da prefeitura fica no mesmo bairro, praticamente em frente à Rua Real Grandeza.

Elefantes brancos
Mas a cidade tem os melhores “equipamentos esportivos” do mundo. Pena que não apareceram interessados para arrendar o “equipamento multiuso” nas proximidades do autódromo.

Suprema mídia
Advogados especialistas em direito de imagem não se perguntam outra coisa: se as investigações não-midiáticas inocentarem o piloto do Airbus da TAM, quanto valerá um pedido de indenização aos familiares do comandante?

China
A Câmara Brasil-China quer levar uma caravana de empresários para a Exposição Internacional de Peças Automotivas da China 2007 (Ciape), que reunirá, de 29 de novembro a 1 de dezembro, os principais fabricantes mundiais de autopeças e automóveis, como General Motors, Ford, DaimlerChrysler, Volkswagen, BMW, Bosch e Delphi. Participarão também oito bases de produção estatais de indústrias automobilísticas e de autopeças de províncias chinesas.

Luta
O professor Bayard Boiteux, diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, aproveitou o campeonato de sumo, em Osaka, e convidou o campeão Yokozuha Asaphoryu para conhecer o Rio. Trata-se do esporte mais popular no Japão e a vinda ao Rio, prevista para o Carnaval, seria uma grande promoção da cidade no mercado japonês. Em sua estadia no Japão, Boiteux lançou o livro Globalização e Turismo (escrito em conjunto com Mauricio Werner) e fez uma palestra sobre “As Novas Tendências do Ensino”.

“Gato” internado
A Nova Cedae, companhia de abastecimento do Rio de Janeiro, anunciou ter descoberto um “gato” de água no hospital de bacanas Riomar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo a Cedae, policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) flagraram uma ligação clandestina de ¾ de polegada de diâmetro que abastecia ilegalmente as instalações da clínica.

Os cansado$
Antes de sair às ruas, os integrantes da irada turma de Comandatuba já fazem exigências: nada de chuva durante as passeatas. Para não estragar os modelitos Daslu das brigadas comandatubianas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBilhete azul
Próximo artigoEsquizofrenia

Artigos Relacionados

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Últimas Notícias

Queiroga ficará em quarentena em NY

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não volta por enquanto ao Brasil. O motivo não foi o gesto obsceno que fez com o dedo,...

Startup de inteligência artificial terá acesso ao hub de dados da B3

A 4KST, fintech de inteligência artificial, com foco em eficiência financeira, e a B3 anunciaram nesta terça-feira um acordo com foco em compartilhamento e...

BNDES: R$ 166 milhões para linhas de transmissão da Energisa Tocantins

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 166 milhões para a Energisa Tocantins Transmissora de Energia (Grupo Energisa),...

UE tenta expandir oportunidades no oeste da China

Nos primeiros oito meses de 2021, o volume comercial entre a China e a União Europeia (UE) aumentou 32,4% ano a ano. O volume...

Deputados querem venda direta de etanol aos postos

Em audiência pública da Comissão de Minas e Energia, realizada nesta terça-feira, deputados defenderam a aprovação da Medida Provisória 1063/21, que autoriza produtores e...