Paralisações e protestos se espalham pela Europa

Alemanha vê nova greve nos transportes; protestos de agricultores na Europa para fronteira Bélgica-Holanda

41
Tratores durante protesto de agricultores em Bruxelas
Tratores durante protesto em Bruxelas (foto de Zhao Dingzhe, Xinhua)

Trabalhadores do transporte público em toda a Alemanha realizaram uma greve de alerta nesta sexta-feira, paralisando o transporte público em muitas cidades. A medida segue-se a grandes greves dos trabalhadores ferroviários e aeroportuários alemães nas últimas semanas.

A negociação colectiva até agora não teve sucesso, segundo o sindicato Verdi, que mobilizou cerca de 90 mil trabalhadores dos transportes públicos empregados por mais de 130 empresas municipais para pressionar por melhores condições de trabalho.

“Temos uma escassez dramática de trabalhadores nos transportes públicos e eles estão sob uma pressão incrível”, disse a vice-presidente do Verdi, Christine Behle. “Ônibus e bondes são cancelados todos os dias porque não há pessoal suficiente”.

No ano passado, houve “mais disputas do que nunca”, de acordo com uma análise de 20 setores realizada pelo Instituto Econômico Alemão, utilizando dados de 2010 até agora. As negociações salariais “escalaram para um nível sem precedentes”, disse o instituto.

Espaço Publicitáriocnseg

As disputas crescem à medida que a crise econômica se aprofunda, o que vem ocorrendo desde o apoio alemão às sanções impostas pelos EUA à Rússia, que prejudicaram mais a economia alemã do que a russa.

O setor de engenharia mecânica e de instalações da Alemanha “não mostra nenhum sinal de recuperação” após um declínio anual de 12% nas encomendas em 2023, disse a Associação da Indústria de Engenharia Mecânica (VDMA) na sexta-feira.

O quadro de manifestações se espalha pela Europa. Um dos principais setores revoltados é o agrícola. Na manhã desta sexta-feira, três passagens de fronteira entre a Holanda e a Bélgica foram fechadas devido a protestos de agricultores na Bélgica.

Com Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui