Paralisada

“As justiças cível, criminal, acidentes do trabalho e de pequenas causas estão emperradas pela absoluta falta de pessoal”, disse ontem Wagner José de Souza, presidente do Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Os servidores paulistas estão sem nenhum tipo de reajuste salarial há sete anos. “Estamos mobilizados para o ato público do dia 3 de julho para pressionar os deputados estaduais paulistas a votarem a Reestruturação do Plano de Cargos, Salário e Carreira que já se encontra na pauta de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias Assembléia Legislativa. Não se trata mais apenas do arrocho salarial, que em si é uma vergonha, mas nos preocupa e muito o funcionamento do Poder Judiciário no Estado de São Paulo”. “Há uma lacuna de 30 mil profissionais (juizes e servidores) qualificados para o atendimento à demanda de Justiça no estado”, lamenta Souza.

Montanha russa
A rede de lanchonete Bob”s, que tem como meta chegar a 500 lojas em quatro anos, espera levantar mais dinheiro no mercado de ações – lançou ações da holding na Nasdaq. A fórmula de Peter van Voorst Vader – holandês, que, junto com um grupo de investidores, comprou a cadeia em 1996 – para atravessar os tempos difíceis é: continue a crescer. “Esta é uma operação que depende de escala”. Vader, em entrevista à revista Business Week, admite as dificuldades: “Levantar capital ainda é a parte mais dura do negócio. Continuar a funcionar na montanha russa da economia brasileira também não é nada fácil”. O primeiro trimestre do ano da cadeia de lanchonete foi bom, mas o segundo não repetiu o êxito. Com a alta do dólar e a falta de energia. A perspectiva é de modesto crescimento no ano.

Credibilidade
Uma pesquisa sobre credibilidade da imprensa, que está sendo elaborada pela DataFolha, vai ser apresentada pela Associação Nacional de Jornais durante o 3º Congresso Brasileiro de Jornais e 1º Fórum de Editores, que acontecem simultaneamente no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de agosto. Sobre credibilidade, o maior patrimônio dos jornais, haverá um painel com a participação já confirmada da socióloga Fátima Pacheco Jordão, diretora proprietária da FPJ – Fato, Pesquisa e Jornalismo, empresa de pesquisa de opinião, consultoria e assessoria de comunicação. Ela é conselheira de várias empresas e entidades, dentre as quais o Conselho Curador da Fundação Seade, de São Paulo, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Conar.

Retorno
A Infraero, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a BPI – Business People Integration, está patrocinando um projeto social que tem por objetivo ajudar os profissionais que saíram no último Plano de Demissão Incentivada da empresa que administra os aeroportos brasileiros a se reintegrarem no mercado de trabalho, levando em conta as necessidades de cada um. Este projeto está sendo desenvolvido no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim com a participação de funcionários do Rio e de outros aeroportos.

Linhas cruzadas
Fortes emoções aguardam os usuários da Telemar neste fim de semana, quando milhões de telefones terão o algarismo 2 acrescido aos números já existentes. A companhia prevê demoras de 15 minutos a duas horas para que as que as ligações sejam completadas. Pelo padrão da empresa, os usuários temem que o piso vire teto.

Assimetria
Os bairros de Jacarepaguá e Barra, que formam a Área de Planejamento (AP) 4, e a Zona Oeste (AP 5) concentram 55% dos recursos destinados a projetos da Prefeitura do Rio, no início deste ano. Em contrapartida, no mesmo período, a Zona Norte (AP 3) abocanhou apenas 20% do total. Os dados constam de levantamento do Fórum Popular do Orçamento, que congrega entidades que acompanham a execução do orçamento municipal.

Equilibrista
O economista Ademar Mineiro, membro do Conselho Federal de Economia, disse ontem que já esperava alguma atitude do governo federal em função dos aumentos do dólar e da taxa de juros. Sem querer entrar em detalhes, vez que ainda não analisou todas as medidas do “mini pacote tributário”, Ademar frisou que a iniciativa visa cortar o impacto negativo que esses aumentos causaram no orçamento. “O governo federal, ao anunciar essas medidas, quer reduzir esse desequilíbrio que foi causado pela alta de juros e dólar”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTortura energética
Próximo artigoNa rede

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás