“Paredón”

A pena de morte pode estar com os dias contados em Cuba. O país de Fidel criou uma comissão com representantes do governo, do parlamento e da sociedade civil para reavaliar a punição. A informação foi dada à Agência Brasil pelo reverendo Raul Soares, membro da Assembléia Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados) e aliado do governo. Fundamental para garantir o sucesso da revolução, a pena de morte, implantada em 1959, já não tem o mesmo significado hoje. A execução de três sequestradores, no início do ano, após três anos sem condenações, reativou as discussões, após críticas da comunidade internacional. Nos Estados Unidos, crítico ferrenho de Cuba, a pena de morte continua.

Marreta
Hoje será um dia decisivo para as empresas metalúrgicas do Rio de Janeiro. O sindicato dos trabalhadores promete recrudescer a estratégia de greves localizadas para forçar um acordo sobre o reajuste salarial. Os metalúrgicos, mesmo numa situação de vendas em baixa, pedem 23,9% (INPC integral mais 5% de aumento real); os empresários oferecem 13%. Cinco mil trabalhadores, de dez empresas, cruzaram os braços no expediente da manhã nos últimos dias como forma de pressão. A negociação recomeça às 10h, na Firjan.

Expurgo
Os deputados do grupo autêntico do PT Babá (PA), Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE) criticaram duramente a expulsão da vereadora Julieta Lui pelo diretório municipal do partido em São Carlos (SP). Os três disseram que o ato  se articula com o que “vem preconizando a direção nacional do partido” e representou “violento ataque aos direitos políticos”. No partido desde 1985, Julieta está no quarto mandato como vereadora, tendo sido, durante os dois primeiros, a única representante do PT na Câmara local. A expulsão foi motivada pelas críticas da vereadora à forma como o prefeito petista Newton Lima Neto aplica o dinheiro destinado à educação, além das divergências em relação aos rumos do governo Lula.

Insistência
Se a eficiência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fosse medida pela quantidade de vezes que a agência envia a mesma mensagem para as redações, os consumidores brasileiros estariam no melhor dos mundos. A Aneel costuma repetir, em média, o mesmo e-mail três vezes. Terça-feira, porém, a agência se superou. Neste dia, um único jornalista recebeu cerca de 50 vezes a mesma mensagem.

Desequilíbrio
O presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos, fala hoje sobre “Santos Dumont congestionado; Galeão esvaziado: qual a solução?” durante o Almoço do Empresário promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua da Candelária, 9/14º andar).

Geléia geral
Em entrevista, quarta-feira à noite ao jornalista Carlos Chagas, no programa Jogo do Poder, o presidente nacional do PT, José Genoino, recorreu a curioso contorcionismo verbal para explicar a declaração do presidente Lula de que nunca fora de esquerda. Segundo Genoino, Lula, realmente, nunca foi de esquerda, mas o PT continua sendo dessa orientação ideológica. Da explicação, conclui-se que o principal partido de esquerda do país tem como presidente de honra e seu principal quadro um político que não segue a mesma ideologia.

Isonomia
A leniência do governo no trato com os produtores de soja transgênica que ameaçam abertamente desrespeitar a lei abre gravíssimo precedente em relação ao cumprimento dos contratos e da Constituição. Se a moda pega, em breve, plantadores de maconha, ladrões de carro e donos de açougues clandestinos, entre outros, vão exigir isonomia para garantir a continuidade de seus negócios.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRazões
Próximo artigoClonagem

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...