A pena de morte pode estar com os dias contados em Cuba. O país de Fidel criou uma comissão com representantes do governo, do parlamento e da sociedade civil para reavaliar a punição. A informação foi dada à Agência Brasil pelo reverendo Raul Soares, membro da Assembléia Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados) e aliado do governo. Fundamental para garantir o sucesso da revolução, a pena de morte, implantada em 1959, já não tem o mesmo significado hoje. A execução de três sequestradores, no início do ano, após três anos sem condenações, reativou as discussões, após críticas da comunidade internacional. Nos Estados Unidos, crítico ferrenho de Cuba, a pena de morte continua.
Marreta
Hoje será um dia decisivo para as empresas metalúrgicas do Rio de Janeiro. O sindicato dos trabalhadores promete recrudescer a estratégia de greves localizadas para forçar um acordo sobre o reajuste salarial. Os metalúrgicos, mesmo numa situação de vendas em baixa, pedem 23,9% (INPC integral mais 5% de aumento real); os empresários oferecem 13%. Cinco mil trabalhadores, de dez empresas, cruzaram os braços no expediente da manhã nos últimos dias como forma de pressão. A negociação recomeça às 10h, na Firjan.
Expurgo
Os deputados do grupo autêntico do PT Babá (PA), Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE) criticaram duramente a expulsão da vereadora Julieta Lui pelo diretório municipal do partido em São Carlos (SP). Os três disseram que o ato se articula com o que “vem preconizando a direção nacional do partido” e representou “violento ataque aos direitos políticos”. No partido desde 1985, Julieta está no quarto mandato como vereadora, tendo sido, durante os dois primeiros, a única representante do PT na Câmara local. A expulsão foi motivada pelas críticas da vereadora à forma como o prefeito petista Newton Lima Neto aplica o dinheiro destinado à educação, além das divergências em relação aos rumos do governo Lula.
Insistência
Se a eficiência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fosse medida pela quantidade de vezes que a agência envia a mesma mensagem para as redações, os consumidores brasileiros estariam no melhor dos mundos. A Aneel costuma repetir, em média, o mesmo e-mail três vezes. Terça-feira, porém, a agência se superou. Neste dia, um único jornalista recebeu cerca de 50 vezes a mesma mensagem.
Desequilíbrio
O presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos, fala hoje sobre “Santos Dumont congestionado; Galeão esvaziado: qual a solução?” durante o Almoço do Empresário promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua da Candelária, 9/14º andar).
Geléia geral
Em entrevista, quarta-feira à noite ao jornalista Carlos Chagas, no programa Jogo do Poder, o presidente nacional do PT, José Genoino, recorreu a curioso contorcionismo verbal para explicar a declaração do presidente Lula de que nunca fora de esquerda. Segundo Genoino, Lula, realmente, nunca foi de esquerda, mas o PT continua sendo dessa orientação ideológica. Da explicação, conclui-se que o principal partido de esquerda do país tem como presidente de honra e seu principal quadro um político que não segue a mesma ideologia.
Isonomia
A leniência do governo no trato com os produtores de soja transgênica que ameaçam abertamente desrespeitar a lei abre gravíssimo precedente em relação ao cumprimento dos contratos e da Constituição. Se a moda pega, em breve, plantadores de maconha, ladrões de carro e donos de açougues clandestinos, entre outros, vão exigir isonomia para garantir a continuidade de seus negócios.