Há vários anos, em um Congresso Mundial de Educação na Cidade do Panamá, um grupo de dirigentes de quase 50 instituições de educação superior ali reunidos debateu a não existência de um organismo que pudesse congregar profissionais dos cinco continentes em torno da causa da Educação de uma forma institucional. Depois de exaustivas reuniões, o grupo deliberou pela fundação do Parlamento Mundial da Educação, discutindo sua missão e valores e organizando os fundamentos das colunas básicas desse novo órgão que teria como preceito maior La Transformación Educativa. Criado na década de 90, o Parlamento Mundial, com sede em Buenos Aires, é uma ONG dedicada a promover a transformação educativa nos cinco continentes, presidido pelo professor argentino Gabriel Pirato Mazza, um homem que vem dedicando sua vida à educação, reconhecido internacionalmente por suas contribuições nesse campo.
O Parlamento Mundial da Educação é uma organização absolutamente ad-honorem, já que todos os seus membros trabalham sem receber remuneração de qualquer tipo. Seu objetivo é pensar a educação e seu trabalho se concentra em encontrar soluções para os grandes desafios que os sistemas educativos enfrentam em todo o mundo, sobretudo em países africanos e não desenvolvidos, bem como em promover a inovação e a criatividade na educação. Atualmente, o Parlamento tem um número expressivo de especialistas em cada uma das áreas educativas.
Desde a sua criação, o Parlamento Mundial da Educação se expandiu pelos cinco continentes, convocando membros de diversas culturas e origens, com total liberdade de união, politicamente e respeitando todas as religiões. Os Parlamentares Mundiais, como são chamados, compartilham sua paixão pela educação e trabalham juntos para impulsionar mudanças significativas em suas comunidades e nações.
Apesar dos desafios governamentais que foram enfrentados, o Parlamento Mundial da Educação conseguiu registrar grandes avanços na melhoria do sistema educativo em nações do mundo afora. Ele vem trabalhando na criação de programas educativos inovadores e fomentando a formação contínua para os docentes, permitindo que se atualizem com as últimas tendências e tecnologias, enfrentando os obstáculos existentes, como o período da pandemia, quando o mundo precisou se reinventar e as aulas passaram a ser remotas, para que não fossem prejudicados os estudantes.
O sucesso e a multiplicação dos Parlamentos Mundiais devem-se à sua dedicação, compromisso e paixão pela educação. O Parlamento Mundial da Educação continua sendo um exemplo inspirador para educadores que buscam melhorar a educação em seus países e contribuir para que os estudantes tenham as ferramentas necessárias para prosperar e ter sucesso em seu futuro.
O Parlamento Mundial da Educação, desde a sua criação, está trabalhando arduamente para fomentar a colaboração entre os diferentes setores da educação e garantir o acesso a uma educação de efetiva qualidade acadêmica, inclusiva e equitativa para todos, com justiça social.
Nesse período, foram estimulados espaços de diálogo e cooperação entre os líderes educativos, os profissionais e os estudantes. Também se atua no desenvolvimento de políticas e programas que fomentem uma educação de excelência, abordando temas relevantes nos seminários e congressos que são promovidos anualmente em distintos países, nos quais são apresentadas experiências internacionais e buscando criar ferramentas que, colocadas em prática, ajudem ao desenvolvimento, à ordem e ao progresso do mundo, pois é sabido que a educação é condição imprescindível para o desenvolvimento de um país.
O Parlamento Mundial conta com uma comunidade de parlamentares ad-honorem, que trabalha incansavelmente para fazer realidade a sua missão. Juntos, com a mesma intenção e disposição, lideram a Transformação Educativa em todo o mundo, promovendo o desenvolvimento de políticas, práticas e programas que fomentem uma educação de real qualidade, com professores verdadeiramente vocacionados e que transmitam amor por ensinar, e que alunos e ex-alunos sintam a alegria de saber e avancem em seus conhecimentos, estudando com disciplina, responsabilidade e paixão.
Os educadores, membros desse Parlamento Mundial, estão vivamente comprometidos em seguir trabalhando para tornar realidade uma visão de futuro melhor por meio da educação, como já acontece nos países do Primeiro Mundo.
Ao longo da sua trajetória, o Parlamento conseguiu uma representação de numerosos profissionais de destaque, com horas de vida extraordinárias, que se uniram de maneira excepcional, não obstante a multiplicidade de atividades e experiências que devem cumprir em suas rotinas diárias.
Todos os integrantes desse Parlamento estão comprometidos com as mudanças que o mundo moderno impõe, demonstrando compromisso indeclinável com a causa da educação, pois acreditam que, com suas ações e intervenções, podem marcar uma diferença significativa na educação e na vida das pessoas.
A missão do Parlamento Mundial da Educação é justamente fomentar condições para construir um futuro melhor para as novas gerações, propondo políticas públicas e fazendo-as chegar aos chefes de governo e de estado como sugestões.
O Parlamento Mundial da Educação é um exemplo inspirador para que educadores de todos os cantos do mundo busquem melhorar a educação em seus países e ajudar os estudantes a terem ferramentas necessárias para prosperar e ter êxito em suas vidas profissionais.
Muito me honra ter sido convidado pelo presidente Gabriel Pirato Mazza para integrar o Parlamento Mundial da Educação, assumindo o compromisso de contribuir com o desenvolvimento e proposições de ações que possibilitem ampliar as discussões sobre a educação no Brasil e no Mundo.
Paulo Alonso, jornalista, é reitor da Universidade Santa Úrsula.