Funcionários fazem inspeção no trem de carga China-Europa antes da sua partida no Porto Terrestre Internacional de Changchun em Changchun, Província de Jilin, nordeste da China, 24 fev, 2021. (Xinhua/Zhang Nan)
Beijing, 5 jan (Xinhua) — Um trem de carga China-Europa cheio de 100 TEUs de carga partiu de Changchun, capital da Província de Jilin, nordeste da China, nesta segunda-feira, para Nuremberg da Alemanha, marcando o primeiro trem de carga entre Changchun e Europa operado em 2022, relatou Chinanews.com nesta terça-feira.
O trem de carga transporta mercadorias como peças de automóvel, equipamentos mecânicos e produtos eletrônicos que irão chegar na Alemanha em cerca de 10 dias, depois de passar pelo Porto de Manzhouli, Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China.
Até o final de 2021, o trem de carga na rota Changchun-Manzhouli-Europa transportou um total de 67.700 TEUs de mercadorias com o valor de 20 bilhões de yuans desde sua abertura em 2015. Entre eles, em 2021, o trem de carga transportou um total de 9.712 TEUs de mercadorias, envolvendo um valor total de 3.142 bilhões de yuans, que é um importante motor para o florescente comércio da Província de Jilin.
Como região líder no desenvolvimento da indústria e da agricultura na China, a Província de Jilin testemunhou a contribuição significativa dos trens de carga China-Europa para a cooperação econômica e comercial da província nos últimos anos.
De acordo com Changchun International Land Port Development Co., Ltd. (CCILP), a operadora do trem, a operação do trem de carga China-Europa deverá continuar a promover o desenvolvimento da indústria local de automóveis em 2022 e ajudar empresas locais a participar na cooperação internacional em termos de capacidade.