Durantes dois meses (fevereiro e março) foram realizados testes com ofertas de títulos públicos tokenizados (TPFt), aos participantes do piloto da moeda digital brasileira (Drex). Foram feitos quatro leilões simulados de operações compromissadas com LTN e LFT.
Participaram dos leilões os integrantes do Piloto Drex, que reúne instituições financeiras para testar diferentes temas relacionados à moeda digital brasileira. O objetivo dessa etapa é simular casos de uso que apoiem ensaios de política monetária utilizando a moeda digital.
Os testes com leilões de operações compromissadas fazem parte da Fase 2 do Piloto Drex. Na Fase 1, foram realizadas outras simulações com TPFt, como operações de compra e venda definitiva, resgate e outras.
As simulações, que ocorreram entre 5 de fevereiro e 26 de março, foram realizadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que é operacionalizado pelo Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), do Banco Central, com apoio da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Durante os testes, as instituições participantes do piloto fizeram propostas fictícias que foram registradas em uma rede DLT (Distributed Ledger Technology, sigla em inglês que denomina as tecnologias de registro distribuído).
“Por ser o depositário central dos títulos públicos federais, o Selic participa das simulações do Piloto Drex oferecendo um ativo tokenizado que pode ser utilizado para testar casos práticos de utilização da moeda digital brasileira”, explica Francisco Vidinha, superintendente do Selic na Anbima.
O Piloto Drex, promovido pelo Banco Central, é a fase de testes das operações com a moeda digital brasileira. O piloto envolve uma série de simulações, incluindo negociações simuladas com títulos públicos federais. O objetivo principal é verificar questões de programabilidade e privacidade envolvendo o ambiente descentralizado da rede DLT.
Participam do Piloto Drex 16 grupos, que reúnem instituições financeiras e empresas de tecnologia, para simular as operações. O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos federais do Tesouro Nacional. É administrado pelo Demab, com apoio da Anbima, há 45 anos.