Patinho feio

Com apenas 24,3% – 80,25 milhões de hectares da área agrícola do país – a agricultura familiar é responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e 21% do trigo. A cultura com menor participação da agricultura familiar foi a soja (16%). Os dados são do último censo agropecuário do IBGE, com, digamos, mais tradição em pesquisas sobre o campo que o Ibope.

Incômodos
Ainda de acordo com o IBGE, o valor médio da produção anual da agricultura familiar somou R$ 13,99 mil. Na produção de alimentos orgânicos, a fatia da agricultura familiar alcança a 80%. Os dados são lembrados por Roberto Malvezzi, ex-coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), para quem as informações do último censo agropecuário “trouxeram verdades incômodas, que atiçaram a ira do agronegócio brasileiro”: “Além do mais, provou que tem peso econômico, sendo responsável por 10% do PIB nacional”, destacou Malvezzi, em artigo da edição eletrônica do Correio da Cidadania (www.correiocidadania.com.br/content/view/3869/9/).

Mídia em debate
Nesta quinta-feira, os professores Venício Lima e Bernardo Kucinski e o jornalista Luis Nassif participam, às 19h, na Rua Rego Freitas 196, perto do estação do Metrô República, no Centro de São Paulo, do debate “Mídia hegemônica e liberdade de expressão”. Organizado pela Editora Fundação Perseu Abramo e pelo Portal Vermelho, o evento faz parte da preparação para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que será realizada em dezembro, em Brasília. Após o debate, haverá o coquetel de lançamento do livro Diálogos da perplexidade – Reflexões críticas sobre a mídia, de autoria de Lima e Kucinski.

Centrais e a mídia
Também visando à Confecom, as centrais sindicais definem, nesta quarta-feira, durante o Seminário Nacional de Comunicação, uma pauta conjunta do movimento sindical para o encontro. O seminário, que reunirá representantes de seis centrais sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e NCST), será realizado na sede da UGT (Rua Formosa 367/4º andar, no Centro de São Paulo).

Gripe branda
Sem grande alarde, a imprensa tupiniquim informou que os casos graves de gripe A desabaram 97% em dois meses, passando de 2.828, na semana encerrada em 8 de agosto, para 78 em 10 outubro, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Os números renovam a desmoralização das previsões de “jornalão” paulista que a doença vitimaria 35 milhões de brasileiros. Apesar do erro crasso e da reclamação de seu ombusdman, até agora a publicação não apresentou um pedido formal de desculpas aos leitores e ao país. Vai ver, é uma versão epidemiológica da ditabranda.

Saúde
Não se pode dizer que a gripe A passou em branco. Pelo menos não para o laboratório que produz um remédio que afirma combater o vírus; a companhia verá seu faturamento crescer quase 10% neste ano de crise.

Portas abertas
O Shopping Pátio Maceió deve ser inaugurado mês que vem. Com mais de 160 lojas, faculdade, academia, clínicas médicas, salas de cinema e 18 opções para alimentação, o centro comercial conta com o sistema integrado de estrutura e cobertura metálica Roll-on, produto da Marko Sistemas Metálicos, patenteado em 17 países.

Brasileiros de Cayman
As reclamações estridentes contra a decisão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de voltar a cobrar IOF de investidores estrangeiros nas aplicações de renda fixa e em bolsa de valores não surpreendem. Fazem parte da ganância dos especuladores. Mas, pelo coro dos nacionais contra a taxação – brasileiros que operam a partir do Brasil já pagam imposto de renda nas mesmas aplicações – estamos diante de um fenômeno demográfico: assistimos a um aumento súbito e exponencial da população das Ilhas Cayman, que, a despeito de ter pouco mais de 40 mil habitantes, é o terceiro maior investidor externo do Cassino Brasil.

Artigo anteriorMata
Próximo artigoBonificação
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Preços se multiplicam com térmicas caras

Desempenho do mercado livre de energia elétrica frustra e leva a medidas não planejadas.

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Congresso encerra recesso e encara votação do orçamento

Eleições das mesas diretoras do Senado e da Câmara serão realizadas dia 1º.

SP e Recife são os destinos mais comprados para o primeiro semestre

Segundo levantamento, o Rio compõe o Top 3 das cidades mais procuradas para o período de janeiro a junho deste ano.

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.