Paulo Rabello: país ganhou com financiamentos do BNDES

246

Paulo Rabello de Castro insiste em sua candidatura à Presidência da República, mas nem por isso abre mão de suas convicções. Instado, em entrevista a uma rádio do grupo Globo, a fazer uma análise financeira e econômica sobre os empréstimos do BNDES às empreiteiras para obras no exterior, o ex-presidente do Banco (no Governo Temer, portanto sem relação com a concessão dos financiamentos nos governos do PT) começou dizendo que “há muita má vontade porque é financiamento para Venezuela, Cuba, Peru”.

Em seguida, ensinou: “O BNDES não financia obra no exterior, cada centavo pago precisa de uma nota fiscal emitida no Brasil.” Os serviços são realizados no Brasil, por trabalhadores brasileiros, e enviados ao exterior, explicou o economista. Paulo Rabello deu como exemplo um avião da Embraer, construído aqui, com mão de obra brasileira, e que voa lá fora.

Ele desmontou também a tese da inadimplência. Disse que, dos R$ 100 bilhões financiados, os atrasos somam US$ 50 milhões, garantidos por seguro. O único país que enfrenta problemas e não pagou foi Moçambique (o aeroporto está lá, bem construído, garante). A Venezuela “atrasa, mas acaba pagando”, garante. E o valor em atraso não é nada comparado às “centenas de milhares de empregos criados aqui”.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Napoleão e Hitler

Nos trabalhos de consultoria, ocorrem mudanças quanto aos seus objetivos e seu foco, ganhando uma nova formulação e até um novo real problema e diagnóstico diferentes. Outras expectativas podem surgir, motivadas pela conjuntura, pelo próprio cliente ou pela dinâmica do processo. Daí, a conveniência ou até necessidade de se desenvolver um “plano B”, de reserva, espécie de trunfo, de carta na manga à espera da oportunidade e conveniência de ser adotado.

Napoleão não tinha um bom “plano B” quando invadiu a Rússia em 1812, surpreendido pela estratégia do recuo russo e por crudelíssimo inverno – com temperaturas de 30 graus negativos – começando 60 dias antes do previsto, que dizimaram seus exércitos (de 690 mil para 100 mil). Na II Guerra, 120 anos depois, Hitler incorreu no mesmo erro.

Vejam que falta faz uma boa consultoria, com olhar independente, de estranhamento, com distanciamento crítico, isento”, ressalta Luiz Affonso Romano, presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO) e autor das pesquisas Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil de 2014 a 2017.

 

Contas

A prestação de contas de 2017 do presidente da República, Michel Temer, será apreciada pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) em sessão extraordinária 13 de junho, às 10h. O documento foi entregue ao Tribunal em 27 de abril e recebeu o número TC-012.535/2018-4. O relator do processo é o ministro Vital do Rêgo.

 

Destruição em massa?

O funk verde e amarelo vem crescendo no exterior. Desde 2016, no site de assinatura de músicas Spotify, a alta foi de 3.421%. Em primeiro aparecem os EUA, seguidos de Portugal. Torce-se para que os países não se vinguem.

 

Rápidas

Mais de cem computadores com wi-fi de alta velocidade, 33 escritórios compartilhados e Escola de Inclusão Digital: assim é a nova Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, que será inaugurada pela OAB/RJ nesta quarta-feira, às 11h. O espaço – 12 vezes maior do que a atual Casa do Advogado – ocupa todo o 11º andar do Centro Cândido Mendes (Rua da Assembleia, 10) *** A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), em parceria com a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), realiza nesta sexta e no sábado, no One Business Center, em Belo Horizonte, a III Feira Nacional da Caixa de Assistência dos Advogados *** Voltado para profissionais de RH e administração, o curso de Analista de Treinamento da FMP/Fase começa dia 9, em Petrópolis (RJ) *** A partir desta sexta, o Rio recebe a exposição inédita Oni Uni Liri Ludi – iniciais para Onírico, Universal, Lírico e Lúdico, do artista plástico e grafiteiro paulista Anderson Ferreira Lemes, o Alemão. A mostra ficará aberta no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, e tem entrada gratuita *** A Universidade Federal Rio (Unirio), em parceria com a divisão de Breast Implants Allergan, realiza no próximo sábado, a partir das 08h30, um evento de atualização em reconstrução mamária com o lançamento de uma nova técnica. Entre os palestrantes, Ricardo Cavalcante Ribeiro, Carlos Jaimovich e Felipe Coutinho. Detalhes em www.unirio.br/hugg_geral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui