A pré-candidatura do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados ganhou força com a decisão do SFT de barrar a reeleição do atual presidente, o deputado carioca Rodrigo Maia (DEM-RJ). Arthur Lira já decidiu que vai viajar o país inteiro nas próximas semanas para conversar com as bancadas estaduais e com setores da cadeia produtiva em busca de apoio.
Caiado coleciona votos na Câmara
O vereador Carlo Caiado (DEM) já tem a maioria dos votos para se eleger presidente da Câmara Municipal do Rio. Ele conta com o apoio do prefeito eleito, Eduardo Paes, e do atual presidente da Casa, vereador Jorge Felippe (DEM), que abriu mão de concorrer à reeleição. Jorge Felippe, por sinal, foi o primeiro a assinar a lista de apoio à candidatura de Caiado.
Pedágio pago com cartão
As concessionárias que administram rodovias no estado estão obrigadas, por lei estadual, a aceitar o pagamento do pedágio através de cartões de débito ou crédito, mas elas insistem em não cumprir a legislação, disponibilizando apenas o pagamento em dinheiro. Por isso, o deputado Márcio Canella (MDB) apresentou na Alerj projeto de lei que dispensa o usuário do pagamento do pedágio caso não seja disponibilizada a modalidade débito/crédito.
Divulgação da tarifa social
As concessionárias de energia elétrica devem ser obrigadas a divulgar, amplamente, os critérios e os documentos para a concessão da tarifa social no Estado do Rio de Janeiro. É o que estabelece o projeto de lei 1674/2019, em tramitação na Alerj. A proposta é resultado da CPI que apurou os serviços prestados no setor de energia e é assinada pelos membros da comissão: Zeidan Lula (PT), Jair Bittencourt (PP), Max Lemos (PSDB), Bruno Dauaire (PSC), Fábio Silva (DEM), Jorge Felippe Neto (PSD), Mônica Francisco (PSOL), Dionísio Lins (PP) e Gustavo Schmidt (PSL).
Nada de festa na posse dos vereadores
O aumento no número de casos de Covid-19 acabou com a festa dos vereadores eleitores em vários municípios fluminenses. Em Niterói, por exemplo, não haverá a tradicional cerimônia de posse no plenário da Câmara, para evitar aglomerações. Os vereadores eleitos vão retirar seus diplomas no cartório eleitoral da cidade, depois de terem suas contas de campanha aprovadas pelo TRE.
App para mulheres vítimas de violência
Autora de projetos de leis em defesa de mulheres vítimas de violência, a deputada federal Daniela do Waguinho (MDB-RJ) utiliza as suas redes sociais para divulgar a iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio, que criou uma página na internet, com acesso pelo celular, para que mulheres vítimas de violência doméstica possam pedir medida protetiva sem advogado e sem sair de casa. Daniela elogia a iniciativa por tornar mais acessível a Lei Maria da Penha. A página maria-penha-virtual.tjrj.jus.br se comporta como um aplicativo e pode ser acessada de qualquer celular.
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor