Pedro I: lá e cá

Apesar da grande distância que separa os dois países, relações antigas unem Brasil e Rússia. O interesse para este país, no “fim do mundo”, surgiu entre os russos em 1729. As pessoas progressistas da Rússia manifestaram sua simpatia ao povo brasileiro em sua luta contra o domínio português e receberam com júbilo a proclamação da independência do Brasil em 1822. “Pedro I, o tzar das reformas, ergueu a Rússia e o mesmo foi feito pelo seu homônimo, coroado no Brasil”, escreveram correspondentes de jornais russos na época. O império brasileiro, governado por Pedro I, foi o primeiro Estado da América Latina com o qual a Rússia estabeleceu relações diplomáticas, em 3 de outubro de 1828.

Desafios
As empresas não acreditam em altos salários para reter os ótimos funcionários. Pesquisa realizada pela Boucinhas & Campos Consultores em novembro quis saber dos empresários brasileiros qual a forma adotada para reter os talentos. Nenhum apontou os altos salários como solução. Para 39%, o que é capaz de segurar os talentos é a possibilidade de enfrentar e superar novos desafios; 22% acreditam em um bom plano de benefícios; 11% nas políticas de treinamento e desenvolvimento profissional e 6% na boa imagem da empresa no mercado.
Foram ouvidos 235 empresários de todo o país, sendo 71% da indústria, 13% do comércio e 16% do setor de serviços, com faturamento principalmente entre US$ 10 milhões e US$ 200 milhões. A pesquisa também revela que para atrair os talentos, as empresas apostam em: boa imagem da empresa no mercado, com 28%; possibilidade de enfrentar e superar novos desafios, com 24%; um bom pacote de benefícios, com 18%; bom clima organizacional e as políticas de treinamento e desenvolvimento profissional, com 12% cada; e, por último, os altos salários.
Resta saber o que pensam os trabalhadores.

Atentado
A Frente de Ação Revolucionária Brasileira (Farb), entidade clandestina que vem assumindo a autoria de ameaças e de assassinatos de militantes do PT, será investigada pela Polícia Federal. A informação é do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), conselheiro do Conselho de Direitos da Pessoas Humana do Ministério da Justiça (Cddph). Um dos casos assumidos pela Farb é o assassinato do ex-prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho. Durante a reunião, o Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, concordou com a importância da PF entrar no caso e investigar a Farb, segundo Nilmário. “Precisamos saber que grupo é esse que tem até página na Internet”, disse.

Últimos dias
Termina amanhã o prazo para inscrições ao Fórum Social Mundial, que será realizado de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, em Porto Alegre. São esperadas cerca de 50 mil pessoas de mais de 100 países. Para outras informações, acesse: www.forumsocialmundial.org.br

Homenagem
A Associação dos Servidores do IBGE (Assibge) inaugura amanhã, às 16h, o auditório Milton Santos, em homenagem a um dos mais respeitados geógrafos brasileiros e crítico ferrenho da globalização, falecido em junho passado. A Assibge fica na Avenida Presidente Wilson, 210, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro.

CPI Nike-CBF
Foi lançado no início da semana, em Brasília, o livro CBF-Nike (Editora Casa Amarela), dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Silvio Torres (PSDB-SP). O trabalho se refere às investigações da CPI da Câmara, presidida por Rebelo e relatada por Torres.

Justa causa
Uma onda de greves varre a Itália desde a última segunda-feira. Trabalhadores de diversos setores essenciais, como funcionários públicos, empregados em transporte, bancários e aeroviários tentam impedir que o governo altere um artigo do Estatuto dos Trabalhadores que protege a dispensa sem justa causa. Lá, como cá, cresce o ataque aos direitos dos trabalhadores. As informações são da Agência Envolverde.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCrepúsculo dos deuses
Próximo artigoLucro

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás