Apesar da grande distância que separa os dois países, relações antigas unem Brasil e Rússia. O interesse para este país, no “fim do mundo”, surgiu entre os russos em 1729. As pessoas progressistas da Rússia manifestaram sua simpatia ao povo brasileiro em sua luta contra o domínio português e receberam com júbilo a proclamação da independência do Brasil em 1822. “Pedro I, o tzar das reformas, ergueu a Rússia e o mesmo foi feito pelo seu homônimo, coroado no Brasil”, escreveram correspondentes de jornais russos na época. O império brasileiro, governado por Pedro I, foi o primeiro Estado da América Latina com o qual a Rússia estabeleceu relações diplomáticas, em 3 de outubro de 1828.
Desafios
As empresas não acreditam em altos salários para reter os ótimos funcionários. Pesquisa realizada pela Boucinhas & Campos Consultores em novembro quis saber dos empresários brasileiros qual a forma adotada para reter os talentos. Nenhum apontou os altos salários como solução. Para 39%, o que é capaz de segurar os talentos é a possibilidade de enfrentar e superar novos desafios; 22% acreditam em um bom plano de benefícios; 11% nas políticas de treinamento e desenvolvimento profissional e 6% na boa imagem da empresa no mercado.
Foram ouvidos 235 empresários de todo o país, sendo 71% da indústria, 13% do comércio e 16% do setor de serviços, com faturamento principalmente entre US$ 10 milhões e US$ 200 milhões. A pesquisa também revela que para atrair os talentos, as empresas apostam em: boa imagem da empresa no mercado, com 28%; possibilidade de enfrentar e superar novos desafios, com 24%; um bom pacote de benefícios, com 18%; bom clima organizacional e as políticas de treinamento e desenvolvimento profissional, com 12% cada; e, por último, os altos salários.
Resta saber o que pensam os trabalhadores.
Atentado
A Frente de Ação Revolucionária Brasileira (Farb), entidade clandestina que vem assumindo a autoria de ameaças e de assassinatos de militantes do PT, será investigada pela Polícia Federal. A informação é do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), conselheiro do Conselho de Direitos da Pessoas Humana do Ministério da Justiça (Cddph). Um dos casos assumidos pela Farb é o assassinato do ex-prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho. Durante a reunião, o Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, concordou com a importância da PF entrar no caso e investigar a Farb, segundo Nilmário. “Precisamos saber que grupo é esse que tem até página na Internet”, disse.
Últimos dias
Termina amanhã o prazo para inscrições ao Fórum Social Mundial, que será realizado de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, em Porto Alegre. São esperadas cerca de 50 mil pessoas de mais de 100 países. Para outras informações, acesse: www.forumsocialmundial.org.br
Homenagem
A Associação dos Servidores do IBGE (Assibge) inaugura amanhã, às 16h, o auditório Milton Santos, em homenagem a um dos mais respeitados geógrafos brasileiros e crítico ferrenho da globalização, falecido em junho passado. A Assibge fica na Avenida Presidente Wilson, 210, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro.
CPI Nike-CBF
Foi lançado no início da semana, em Brasília, o livro CBF-Nike (Editora Casa Amarela), dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Silvio Torres (PSDB-SP). O trabalho se refere às investigações da CPI da Câmara, presidida por Rebelo e relatada por Torres.
Justa causa
Uma onda de greves varre a Itália desde a última segunda-feira. Trabalhadores de diversos setores essenciais, como funcionários públicos, empregados em transporte, bancários e aeroviários tentam impedir que o governo altere um artigo do Estatuto dos Trabalhadores que protege a dispensa sem justa causa. Lá, como cá, cresce o ataque aos direitos dos trabalhadores. As informações são da Agência Envolverde.