Pedro Paulo: laudo pericial sobre desabamento de ciclovia fica pronto em 30 dias

200

O laudo final da perícia para determinar as causas do desabamento de parte da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, deve ficar pronto em 30 dias, informou hoje o secretário municipal de governo, Pedro Paulo Carvalho. O estudo será feito pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
Pedro Paulo informou que serão apresentados também laudos preliminares que possam apontar as causas do acidente.
– O estudo irá periciar as causas do acidente, irá rever todos os modelos de impacto costeiro, de toda a ciclovia, e também a ciclovia do Joá – disse o secretário, que participou, nesta manhã, de reunião com técnicos de entidades que farão a perícia independente. O valor do estudo ainda será apresentado à prefeitura.
Segundo o secretário, ainda é cedo para determinar culpados, mas a prefeitura não vai se isentar de possíveis falhas na fiscalização.
– Também puniremos servidores ou fiscais que tiveram algum tipo de falha ou erro na projeção e execução do projeto. E teremos medidas a partir desse episódio que possam evitar outras tragédias, para estabelecer novos protocolos de emergência – disse Pedro Paulo Carvalho
O trecho da ciclovia que desabou recebeu tapumes, e a Avenida Niemayer foi liberada para o tráfego de veículos no início da tarde.
O consórcio responsável pela obra, Concremat-Concrejato, não participou da reunião, mas estará à disposição da perícia independente para prestar os esclarecimentos necessários, adiantou o secretário.

Prosseguem buscas por vítimas – O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro continua, desde o início da manhã de hoje, fazendo buscas contínuas nas imediações do local. O acidente deixou até o momento dois mortos: o engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque e o gari Ronaldo Severino da Silva.
De acordo com informação do quartel dos bombeiros, nenhum parente ou amigo fez contato com a corporação para reclamar outros desaparecimentos. A assessoria informou, porém, que, em razão do relato de testemunhas que presenciaram o desabamento, as buscas prosseguirão até o final da tarde de hoje, na tentativa de encontrar mais vítimas.
Uma das pistas da via foi liberada ao tráfego há poucos minutos, no sentido São Conrado da Avenida Niemeyer, disse o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. A via segue fechada em direção ao Leblon. A recomendação para quem segue da Barra ou São Conrado para o Leblon é acessar a Autoestrada Lagoa-Barra ou o Alto da Boa Vista.
Em nota, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que a 15ª DP prossegue com as investigações sobre o desabamento de parte da ciclovia, em São Conrado. De acordo com a nota, uma perícia foi feita ontem na praia onde estavam os corpos das duas  vítimas. A investigação foi reiniciada nesta manhã no local do desabamento da estrutura.
“Foram requisitados documentos relativos à obra das empresas responsáveis pela construção para análise dos peritos. Testemunhas estão sendo ouvidas na unidade e outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer o ocorrido”, disse a Polícia Civil.

Com informações da Agência Brasil

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui