Pele de cordeiro

Pela primeira vez, o número de sites autênticos contaminados por invasores ultrapassou a quantidade de sites propositalmente criada por piratas de computador, revela a empresa de segurança na rede Websense. O alerta vale mesmo para sites já conhecidos do internauta. Os invasores sabem que infectar sites de boa reputação aumenta a efetividade dos ataques. A Websense descobriu, por exemplo, um ataque contra o portal sobre HIV/Aids da região Ásia Pacífico das Nações Unidas. Os piratas colocaram virus no site, que permitiam controle sobre as máquinas de quem visitasse a página.

Facada
O Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento realizado nesta quarta-feira, considerou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade, apresentada em 2003 pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), para impedir a cobrança de ISS (5%) sobre os valores dos serviços prestados pelos cartórios dos mais de 5 mil municípios do país.

Tecnologia nacional
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu à Embrapa Solos o registro do software Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação com Enfoque na Região Semi-Árida. O sistema, gratuito (pode ser “baixado” em www.cnps.embrapa.br/sibcti) é uma ferramenta fundamental para a correta classificação das terras, evitando o desperdício de recurso financeiro e ambiental em projetos de irrigação inviáveis ou insustentáveis.

Coerência
“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a dizer que o pior da crise nos mercados financeiros já passou. Para ele, a crise das hipotecas americanas deve ser absorvida até o fim deste ano, com o Brasil sendo pouco atingido.” (MM, 3 de outubro de 2007)
“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que a “turbulência externa está se dissipando” e comemorou que o Brasil passou com tranquilidade pela crise internacional iniciada no mercado imobiliário americano.” (Agência Estado, 14 de fevereiro de 2008)
Sem precisar de bola d cristal, esta coluna prevê que em junho Mantega dirá que “a turbulência está na fase final”

Aula
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Vana Rousseff, fará a aula inaugural do mestrado profissional em agroenergia, nesta sexta, às 17 horas, na capital paulista. O curso é uma parceria entre a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eesp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e visa a formar recursos humanos qualificados para gerir projetos de produção de energia de biomassa.

Mestre
O Instituto Coppead de Administração da UFRJ está com inscrições abertas para os MBAs Executivo, Finanças, Logística, Marketing e Saúde. As aulas começarão em março. Para os alunos que completaram o curso nos dois últimos anos, é oferecida a oportunidade de reconhecê-lo como parte dos créditos para obtenção do título de Mestre em Negócios Internacionais, da Chapman Gratuate School of Business da FIU – Florida International University, EUA. Mais informações em www.coppead.ufrj.br

Fora da tomada
Quem procura o site www.eletros.org.br, da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a fim de coletar dados e tentar entender por que a produção de eletrodomésticos da linha marrom (rádios, TVs, aparelhos de som) despencou 11,8%, em 2007, contrastando com o desempenho do restante da indústria, esbarra na mensagem “site em reconstrução”.

Sem nome
A propósito de qualquer coisa, como é mesmo o nome da Cidade da Música, alvo das novas críticas de setores da imprensa ao prefeito do Rio, César Maia (DEM)? Talvez por esquecimento ou, quem sabe, não gostarem do nome de batismo da obra, alguns veículos retiraram o nome, Roberto Marinho, dos títulos das matérias. Por que o sectarismo?

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anterior“Complicité”
Próximo artigoEmbaixadores mirins
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.