Pemex faz caminho inverso

768
Andés Manuel López Obrador (foto Xinhua)
Andés Manuel López Obrador (foto Xinhua)

Estatal compra refinaria no Texas, como parte de seus planos de independência energética e expansão no mercado norte-americano. Não, não se trata de notícia antiga, a estatal não é a Petrobras, nem a instalação fica em Pasadena.

A Pemex concluiu a compra da refinaria Deer Park em Houston, no Texas (EUA). A estatal mexicana tinha 49,995% das ações e adquiriu os restantes 50,005%, em poder da Shell. O valor atinge US$ 596 milhões.

A aquisição faz parte da política energética do Governo López Obrador, que busca alcançar no curto prazo “produzir todos os combustíveis de que o país necessita”. Além da compra, estão sendo reabilitadas as seis refinarias do país, e uma está sendo construída. O contrário do que faz o Governo Bolsonaro.

A Pemex alcançará uma produção de 1.362.000 barris por dia para atender a demanda mexicana total por gasolina, diesel, querosene de aviação e outros derivados de petróleo. “Seremos autossuficientes até 2023. Vamos parar de comprar combustível e gasolina no exterior”, disse López Obrador, de acordo com matéria da RT.

Espaço Publicitáriocnseg

A Pemex foi parcialmente desmontada nos governos neoliberais. O novo governo tenta agora reerguer a companhia das cinzas. Não que isso se dê sem críticas: muitos questionam o investimento em uma nova refinaria no Estado de Tabasco, onde nasceu AMLO – como o presidente é conhecido.

 

Amigável, mas despreparado

“De qual forma o Rio de Janeiro é percebido pelo Brasil, como destino LGBTI”, pesquisa realizada pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, ouviu 700 pessoas ligadas ao segmento para saber se o Rio era visto como amigável. O resultado: 86,59% disseram sim, e 13,41%, não.

Entre os que visitaram o RJ, 30% relataram que os recursos humanos do local estão bem treinados para o segmento LGBTI; 70% afirmaram que não.

A pesquisa feita pelo Ipetur teve apoio do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux, da Escola Técnica de Turismo CIETH, da Sérgio Castro Imóveis e da IGLTA. A margem de erro é de 3,5%.

 

Rápidas

A Wecompany Coworking iniciará o projeto Wementoring, no próximo dia 9, às 19h, no Shopping Downtown, Barra da Tijuca (RJ) *** O senador Esperidião Amin (PP/SC) será um dos palestrantes do webinário sobre “Vacinas contra a Covid-19 e licenças compulsórias”, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta quarta-feira, às 11h, no canal TVIAB no YouTube. Um dos debatedores será o ex-deputado Miro Teixeira *** A Japan House São Paulo realizará, 8 de junho, 9h30, a 3ª edição do Conexões JHSP, que propõe o intercâmbio de negócios entre os mercados brasileiro e japonês, com o tema “A transformação do setor financeiro: O que vem depois do Pix?”. Inscrição aqui  *** Nesta quarta-feira, às 16h, a escritora Isa Colli participa do debate “A Hospitalidade pela Literatura”, no projeto Migra idealizado pelo professor Leonardo Tonus *** Gilson Cavalcanti é o novo CTO do Edify Education *** O CAMP Centro apresenta o Seminário de Orientação Profissional, Projeto Rumo, neste sábado, das 9h às 12h, via Zoom. Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui